ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 32º

Interior

Mulher ingere "chumbinho" e morre no hospital de Fátima do Sul

Jorge Almoas | 27/12/2010 14:10

Região registra frequentes casos de suicídio por ingestão de agrotóxicos

Uma mulher de 42 anos morreu depois de ingerir uma quantidade de “chumbinho”, tipo de veneno utilizado como agrotóxico e também para matar ratos. O caso aconteceu na madrugada desta segunda-feira em Fátima do Sul, região considerada crítica por conta das ocorrências de suicídio envolvendo o consumo de agrotóxicos.

De acordo com o Fátima Informa, Maria da Glória Ribeiro de Oliveira, de 42 anos, chegou a ser encaminhada para o hospital de Fátima do Sul, mas não resistiu à intoxicação.

Não há informações sobre o que levou Maria da Glória a ingerir veneno. A região de Fátima do Sul é alvo de estudos por conta dos casos de suicídio envolvendo o uso de agrotóxico.

A UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) levantou que no ano de 2005, dos 261 agricultores expostos aos agrotóxicos, 149 tiveram algum sintoma de depressão, 30 apresentaram distúrbios psiquiátricos menores e três tentaram o suicídio.

Até 2002, Mato Grosso do Sul ocupava o quarto lugar em suicídios de homens e o segundo de mulheres no Brasil. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, de 1992 a 2002, a macrorregião de Dourados – que compreende o município de Fátima do Sul – houve 203 tentativas de suicídio e 63 mortes por envenenamento.

Em agosto desse ano, um velório foi interrompido em Ivinhema pela Polícia Civil. Ailton Pereira de Sousa, de 52 anos, morreu depois de tomar um copo de glifosato, tipo de agrotóxico. Durante o velório, os policiais tiveram que retirar o corpo do agricultor para realizar exame necroscópico.

Nos siga no Google Notícias