A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 09 de Dezembro de 2016

31/08/2013 08:00

Na fronteira, Exército gera empregos e salva economia de uma cidade

Aliny Mary Dias, enviada especial a Bela Vista
Quartel é imponente e chama a atenção de quem passa pela cidade (Foto: Marcos Ermínio)Quartel é imponente e chama a atenção de quem passa pela cidade (Foto: Marcos Ermínio)

Bela Vista fica a 324 quilômetros de Campo Grande e é uma cidade com a economia baseada no serviço militar. Com 25 mil habitantes, segundo o último censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), cerca de 300 homens e mulheres dedicam a vida ao Exército Brasileiro.

Veja Mais
Desmoronamento afeta único acesso pavimentado a município de MS
Caminhão carregado com mais de 12 toneladas de agrotóxico é apreendido na BR-163

Celio Espinosa Ajala tem 20 anos e há 24 meses viu a vida mudar após o ingresso no Exército. O jovem se alistou, foi chamado para servir no 10º Regimento de Cavalaria Mecanizada da cidade e viu o rumo da vida mudar.

“Muita gente que nós conhecemos escolhem o serviço militar por falta de opção de estudo. Aqui nós aprendemos muito e saímos preparados para a vida”, conta o auxiliar de subtenente. Além de Celio, seu irmão de 18 anos também se alistou e no próximo ano será o segundo da família a dedicar a vida ao Exército.

Para quem vai até a cidade pela primeira vez, fica perceptível que tudo gira em torno do Exército. O quartel do 10º regimento Antônio João é um monumento imponente que chama a atenção pelo tamanho e cores características do século 19. 

Em frente ao complexo, um imenso campo gramado é o local de treinamento da cavalaria e atividades como o jogo de pólo. A maior igreja da cidade, a sede da Prefeitura de Bela Vista e vários comércios importantes para o município também ficam ao redor do quartel.

Celio escolher a vida militar e hoje sonha em novo futuro (Foto: Marcos Ermínio)Celio escolher a vida militar e hoje sonha em novo futuro (Foto: Marcos Ermínio)

De acordo com o prefeito da cidade, Renato de Souza Rosa (PSB), a economia da cidade está baseada no quartel e nos servidores da administração. “Toda nossa economia gira em torno do serviço militar. Eles fazem o comércio andar e nos apoiam em tudo”, completa.

Entre os moradores da cidade a importância do Exército é unanimidade. Morador de Bela Vista há 57 anos, Getúlio Lino acredita que sem a presença do serviço militar, muitos jovens ficariam sem opções de emprego.

“Nossa cidade é limitada em questão de empregos. Temos o comércio que pouco movimenta e o Exército que é nosso grande parceiro. Os trabalhos da Prefeitura também são bastante apoiados por eles”, completa Getúlio que também comanda a Secretaria de Esportes da Cidade.

Retirada da Laguna - Desde a tarde da quinta-feira (29), uma comitiva com alunos de universidades públicas e privadas, militares da reserva e convidados refazem a trajetória percorrida pelos militares que lutaram na Guerra do Paraguai entre 1864 e 1970 e protagonizaram a Retirada da Laguna.

Os visitantes irão percorrer as cidades de Jardim e Nioaque. O trajeto termina neste sábado (31) em Porto Canuto, local onde chegou ao fim a Retirada da Laguna.

(A equipe do Campo Grande News viajou a convite do CMO - Comando Militar do Oeste)

Durante as comemorações, soldados se vestem como os antigos militares de guerra (Foto: Marcos Ermínio)Durante as comemorações, soldados se vestem como os antigos militares de guerra (Foto: Marcos Ermínio)



Sou testemunha ocular destes feitos do nosso Glorioso Exército, basta verificar as cidades dos rincões de nosso país, onde existe uma Unidade Militar, tudo gera em seu redor, damos por testemunho a cidade de Crateús - Ceará, cresceu, graças ao 4o Batahão de Engenharia de Construção, que após longos anos em Cratéus, foi para Formosa na Bahia, e em seu lugar ocupando as as suas instalações, ficou o 40a Batalhão de Inafantaria, podemos citar a cidade de Mossoró no Rio Grande do Norte, onde a população também se apoia no Tiro de Guerra. Esse é o nosso Exército, que apesar de não termos um Ministro da Defesa à sua altura, ainda sobrevive com honradez.
 
Euglaudston Teixeira Celestino em 14/09/2013 05:32:00
Realmente Bela Vista é uma bela cidade,tive a oportunidade de fazer parte do então 10° RC de 1983 até 1988 quando foi Mecanizada e passou a ser o 10° RC MEC.tenho boas lembranças desta importante OM.
 
Mario Edison Notari Moraes em 06/09/2013 10:28:23
Bela Vista é linda princesinha do apa servi la em 1985
 
ANTONIO dias em 01/09/2013 12:10:49
O Exército é um dos maiores contribuintes para lugares pequenos, nos diversos rincões do país. Sem falar de sua credibilidade. Parabéns Exército Brasileiro.
 
Rangel Dedé de Oliveira em 31/08/2013 17:57:08
É verdade porque eu também servi o Exercito em 1.975,em Bela Vista.
 
roberto benites em 31/08/2013 16:06:36
Parabéns a todos que preservam os fatos históricos ocorridos em solo de Mato Grosso do Sul.
Acho que momentos como esse mereciam maior divulgação, com envolvimento das Prefeituras (onde os fatos ocorreram) e Secretaria de Turismo do Estado e, por não dizer, do Governo Federal, uma vez que a Guerra do Paraguai tem uma importante parte na história do Brasil.
Mato Grosso do Sul precisa melhorar sua imagem turística e não ficar somente em alguns pontos antigos (Cidade de Bonito, por exemplo, onde infelizmente muitos gostariam de conhecer mas que os preços são abusivos).
Vamos acrescentar pontos turísticos concorrentes e oferecer mais opções para nossos visitantes turistas.
Abraços a todos que lutam pela melhoria do nosso querido Estado.
 
Nivaldo Silva em 31/08/2013 08:50:10
O Exército contribuiria muito mais para o desenvolvimento das cidades do interior, gerando empregos, profissionalizando, se ainda construísse estradas. Até a década de 70, meio de 80, os batalhões de engenharia faziam muitas estradas por esse país, de excelente qualidade, sem superfaturamento. Mas... o governo federal agora prefere as empreiteiras... sem comentários.
 
Cistiane Ribeiro em 31/08/2013 08:25:32
Nossa muito legal servi no 10 RCM, lição para toda vida!
 
Julio Lopes em 31/08/2013 08:22:57
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions