ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, SEXTA  10    CAMPO GRANDE 22º

Interior

Nível do rio Paraguai cai para até 0,70 m e já apresenta risco à navegação

Gabriel Neris | 25/09/2012 17:13
Altura do Rio Paraguai está com 0,70 m na região de Forte Coimba, de acordo com a Marinha (Foto: Ibama)
Altura do Rio Paraguai está com 0,70 m na região de Forte Coimba, de acordo com a Marinha (Foto: Ibama)

O período de seca na região do Pantanal já provoca preocupação, por causa do nível do rio, que está muito baixo, e pode começar a prejudicar a navegação. Na região do Forte Coimbra, a altura está em apenas a 0,70 m.

De acordo com o sargento Osvaldo Pereira Monteiro do Serviço de Sinalização Náutica do Oeste, o nível do rio ainda não atrapalha, mas a situação é caótica. “No Pantanal, periodicamente ocorre essa seca. Ainda não prejudica, mas se baixar mais pode atrapalhar a navegação comercial”, comenta.

Em Ladário, a altura do rio chegou a 1,76 m, enquanto em Porto Murtinho o nível chegou em 2,82 m. Segundo o Serviço de Sinalização Náutica do Oeste, em todos esses pontos o nível está baixo.

Os níveis de água no alto Pantanal são comparados aos dos anos de 1960, quando houve registro de seca mais intensa no local.

A condição para navegar preocupa principalmente em relação ao transporte de minério. A Vale informou que por enquanto está conseguindo fazer o escoamento da produção e que acompanha a situação do rio para decidir por alguma mudança no transporte de minério.

Nos siga no Google Notícias