ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Interior

OAB encaminha grupo para acompanhar conflito entre indígenas e produtores

Viviane Oliveira | 31/08/2015 08:05
Ontem, também foram enviados à cidade equipes do Exército e Força Nacional. (Foto: Marcos Ermínio)
Ontem, também foram enviados à cidade equipes do Exército e Força Nacional. (Foto: Marcos Ermínio)

A OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) de Mato Grosso do Sul encaminha nesta segunda-feira (31), um grupo de observadores para Antônio João, distante 279 quilômetros de Campo Grande. Os advogados vão acompanhar in loco o conflito entre indígenas e proprietários rurais. Porém, o orgão destaca a indispensável intervenção do Governo Federal para solucionar o conflito.

No último sábado (29), os fazendeiros ligados ao Sindicato Rural de Antônio João se uniram e conseguiram a posse de duas fazendas, das seis ocupadas pelos índios Guarani e Kaiowá desde o dia 22. Durante o confronto, o indígena Kaiowá Guarani Semião Fernandes Vilhalva, 24 anos, foi morto a tiros próximo a um córrego na Fazenda Fronteira. Depois da morte do rapaz, o Governo Federal, por meio do Ministério da Defesa, determinou, o envio de tropas do Exército Brasileiro para fazendas na região.

Disputa - Há 11 anos, os índios começaram com o que chamam de retomada de seu Tekohá, ocupando cerca de 500 hectares do total de quatro fazendas. Desde então, começou a briga na Justiça e o Governo Federal homologou a demarcação da terra indígena Ñande Ru Marangatu, mas a Polícia Federal despejou os índios, segundo determinação da Justiça Federal.

Os Guarani Kaiowá, então, foram para acampamentos às margens da rodovia na MS-384, que liga Antônio João e Bela Vista. Local, onde Dorvalino Rocha foi morto a tiro no dia 24 de dezembro de 2005. Depois de seis meses acampados na região, em dezembro de 2005, o grupo com 500 pessoas foi removido para cerca de 100 hectares, a partir de acordo judicial intermediado pelo MPF (Ministério Público Federal).

Nos siga no Google Notícias