ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 21º

Interior

Para cobrar poço artesiano em aldeias, índios voltam a bloquear rodovia

Bloqueio ocorreu mesmo após deputado e vereadores prometerem que perfuração de poços começa na quarta-feira; índios prometem manter protesto até chegada de máquinas para abrir poços

Helio de Freitas, de Dourados | 25/07/2016 10:12
Índios bloqueiam MS-156 entre Dourados e Itaporã (Foto: Divulgação)
Índios bloqueiam MS-156 entre Dourados e Itaporã (Foto: Divulgação)

Índios das aldeias Bororó e Jaguapiru voltaram a bloquear na manhã de hoje (25) a NMS-156, que liga Dourados a Itaporã. A interdição ocorre na rotatória do acesso principal à reserva, palco de vários protestos da comunidade indígena. O motivo desta vez é a falta de água nas aldeias.

Os índios protestam contra a demora da Sesai (Secretaria Especial de Saúde Indígena) em iniciar a construção de poços artesianos nas duas aldeias, que enfrentam desabastecimento de água há vários meses.

O deputado federal Geraldo Resende (PSDB) e os vereadores Nelson Sudário (PSDB) e Aguilera de Souza (PMDB) foram até o local para conversar com os índios e o congressista prometeu que até quarta-feira as máquinas chegariam à reserva para começar a perfuração dos poços.

Algumas lideranças concordaram com a suspensão do protesto, mas logo em seguida os índios bloquearam a estrada com galhos e pedras.

Leomar Mariano, uma das lideranças da Jaguapiru, disse ao Campo Grande News que a comunidade não acreditou na promessa e decidiu manter o protesto. Nenhum representante da Sesai foi ao local até agora.

Segundo Mariano, pelo menos duas mil famílias enfrentam falta de água na Jaguapiru e um número semelhante sofre com o desabastecimento na aldeia Bororó. “Quem tem condições está perfurando poços semi-artesianos, mas as outras famílias ficam sem água porque a Sesai não deixa perfurar poço caseiro”, afirmou.

Só promessas – O vice-capitão da Jaguapiru, Sílvio de Leão, o Zezão, disse que comunidade se cansou só de ouvir promessas e cobra o início das obras. “Vamos bloquear a estrada até a chegada do pessoal que vai perfurar os poços. Não adianta mandar representante para negociar, só vamos liberar quando a empresa que perfura poços chegar para iniciar as obras”, afirmou.

Segundo ele, desde junho o serviço vem sendo adiado pela Sesai. “Era para começar dia 8, depois passou para o dia 11, depois para o dia 15 e agora nem tem mais previsão. A comunidade pressiona porque está sem água”, declarou.

Nos siga no Google Notícias