ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Interior

Para suprir falta de médicos, Corumbá confirma adesão a programa federal

Francisco Júnior | 09/07/2013 12:09
Paulo Duarte durante coletiva nesta manhã (9). (Foto:Marcos Boaventura)
Paulo Duarte durante coletiva nesta manhã (9). (Foto:Marcos Boaventura)

O prefeito de Corumbá, Paulo Duarte (PT), anunciou nesta terça-feira (9) que o município vai aderir ao programa federal ‘Mais Médicos’, que ampliará a presença desses profissionais em regiões carentes desses profissionais. O anuncio foi feito durante coletiva nesta manhã (9).

“Em sua rede pública de saúde, Corumbá possui hoje 91 médicos, sendo 69 concursados e 22 contratados pela prefeitura, para atender 105 mil habitantes. E isso sem considerar os cerca de 20 mil irmãos bolivianos que utilizam a rede e que gostaríamos de continuar atendendo”, disse o prefeito.

O programa, anunciado ontem em Brasília-DF pela Presidenta Dilma Roussef, em evento que contou com a presença do prefeito Paulo Duarte e da secretária de Saúde, Dinaci Ranzi, prevê a contratação e manutenção de médicos (pagos integralmente pelo Ministério da Saúde). “Nesta primeira fase serão selecionados os municípios que desejam receber novos médicos e a secretária Dinaci Ranzi inclusive já está em Brasília formalizando a adesão de Corumbá a esse importante programa para nós”, revelou.

Se, por acaso, não for suprida a demanda pelos médicos brasileiros nesses locais mais carentes, o programa federal prevê, em um segundo edital, a contratação de profissionais estrangeiros (da Espanha, Portugal e Argentina). Como pré-requisitos, eles terão de ser bem formados, experientes e falar e entender a língua portuguesa e assinarão um contrato inicial de três anos com o Governo Federal para trabalhar única e exclusivamente na Atenção Básica.

Para receber os novos médicos do programa federal, no entanto, os municípios primeiramente terão de assumir o compromisso de acelerar os investimentos na construção, reforma e ampliação das UBS. E Corumbá, segundo o prefeito, também sai na frente nesse quesito.

“Já estamos reformando o Pronto Socorro e 7 unidades de especialização, como centros de saúde da mulher, laboratório municipal, Centro de Controle de Zoonoses, graças às emendas de R$ 7,4 milhões dos deputados (federais) Antônio Carlos Biffi (PT/MS), Vander Loubet (PT/MS) e Reinaldo Azambuja (PSDB/MS)”, disse o prefeito. “Com o lançamento do programa ‘Mais Médicos’, faremos a reforma e a requalificação de todas as unidades básicas de saúde (UBS)”, acrescentou. O município atualmente possui 18 UBS, além das unidades de especialização.

Nos siga no Google Notícias