A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 04 de Dezembro de 2016

19/07/2015 16:07

Patrimônio Histórico conhecido como "Castelinho" será restaurado

Juliana Brum
Após inúmeras tentatias Castelinho será restaurado até 2016 ( Foto - Divulgação)Após inúmeras tentatias "Castelinho" será restaurado até 2016 ( Foto - Divulgação)

Prédio histórico de Ponta Porã que estava abandonado e ocupado por marginais será restaurado até julho de 2016, segundo acordo entre o Governo do Estado e prefeitura de Ponta Porã.

Veja Mais
No aniversário de 103 anos, Ponta Porã tem entrega de obras e show
Justiça determina instalação de rede de esgoto em Nova Alvorada do Sul

O acordo foi assinado esta semana pelo secretário da Sectei (Secretaria de cultura, turismo, empreendedorismo e inovação) Athayde Nery, com a Prefeitura de Ponta Porã, a Agesul, a Procuradoria Geral do Estado e o Ministério Público de Ponta Porã que prevê de imediato o escoramento e a colocação de tapumes no local pela Agesul, Prefeitura de Ponta Porã e a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) e a limpeza e manutenção sob a responsabilidade Agesul.

A restauração do prédio conhecido como "Castelinho" será iniciada daqui um ano. O problema já se arrastava desde 2013, na época a Fundação de Turismo e Cultura idealizou um plano de trabalho, mas por falta de recursos não puderam realizar.

Para o secretário Athayde Nery “Esse foi um grande passo, uma vez que extinguimos uma ação que se arrastava e que podia prejudicar o Estado como um todo já que previa até mesmo o bloqueio das contas da administração estadual”, disse.

O secretário ressaltou ainda que o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) deu ordens para buscarem recursos privados através de parcerias para aplicar em situações como esta.

O Castelinho foi projetado na década de 1920 para ser utilizado como base governamental na fronteira e sua construção durou quatro anos (1926 a 1930). Foi erguido próximo à antiga estação Noroeste do Brasil com recursos federais e contribuições sólidas da Companhia Matte Larangeira.

Entre os anos de 1943 e 1946 o prédio serviu de sede do governo do Território de Ponta Porã, criado no governo do então Presidente Getúlio Vargas quando o mesmo instituiu a política de Território Federal no Brasil, sendo o governador o militar Ramiro Noronha.

No fim dos anos 1940 o local passou a abrigar a cadeia pública e por décadas seguidas quartel do 4ª Companhia Independente da Polícia Militar. Já no final da década de 1990 a corporação foi transferida e instalada em novo prédio em Ponta Porã. Depois foi abandonado.




imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions