ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, TERÇA  19    CAMPO GRANDE 25º

Interior

Patrimônio Histórico conhecido como "Castelinho" será restaurado

Juliana Brum | 19/07/2015 16:07
Após inúmeras tentatias "Castelinho" será restaurado até 2016 ( Foto - Divulgação)
Após inúmeras tentatias "Castelinho" será restaurado até 2016 ( Foto - Divulgação)

Prédio histórico de Ponta Porã que estava abandonado e ocupado por marginais será restaurado até julho de 2016, segundo acordo entre o Governo do Estado e prefeitura de Ponta Porã.

O acordo foi assinado esta semana pelo secretário da Sectei (Secretaria de cultura, turismo, empreendedorismo e inovação) Athayde Nery, com a Prefeitura de Ponta Porã, a Agesul, a Procuradoria Geral do Estado e o Ministério Público de Ponta Porã que prevê de imediato o escoramento e a colocação de tapumes no local pela Agesul, Prefeitura de Ponta Porã e a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) e a limpeza e manutenção sob a responsabilidade Agesul.

A restauração do prédio conhecido como "Castelinho" será iniciada daqui um ano. O problema já se arrastava desde 2013, na época a Fundação de Turismo e Cultura idealizou um plano de trabalho, mas por falta de recursos não puderam realizar.

Para o secretário Athayde Nery “Esse foi um grande passo, uma vez que extinguimos uma ação que se arrastava e que podia prejudicar o Estado como um todo já que previa até mesmo o bloqueio das contas da administração estadual”, disse.

O secretário ressaltou ainda que o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) deu ordens para buscarem recursos privados através de parcerias para aplicar em situações como esta.

O Castelinho foi projetado na década de 1920 para ser utilizado como base governamental na fronteira e sua construção durou quatro anos (1926 a 1930). Foi erguido próximo à antiga estação Noroeste do Brasil com recursos federais e contribuições sólidas da Companhia Matte Larangeira.

Entre os anos de 1943 e 1946 o prédio serviu de sede do governo do Território de Ponta Porã, criado no governo do então Presidente Getúlio Vargas quando o mesmo instituiu a política de Território Federal no Brasil, sendo o governador o militar Ramiro Noronha.

No fim dos anos 1940 o local passou a abrigar a cadeia pública e por décadas seguidas quartel do 4ª Companhia Independente da Polícia Militar. Já no final da década de 1990 a corporação foi transferida e instalada em novo prédio em Ponta Porã. Depois foi abandonado.

Nos siga no Google Notícias