ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 23º

Interior

Polícia vai investigar denúncia de injúria racial contra vereador indígena

Helio de Freitas, de Dourados | 07/06/2016 07:09
Vereador Aguilera de Souza denunciou ter sido vítima de injúria racial durante sessão de ontem (Foto: Divulgação)
Vereador Aguilera de Souza denunciou ter sido vítima de injúria racial durante sessão de ontem (Foto: Divulgação)

A Polícia Civil vai instaurar inquérito para investigar um suposto caso de injúria racial contra o vereador Aguilera de Souza (PMDB), ocorrido na noite desta segunda-feira (6) em Dourados, cidade a 233 km de Campo Grande. O ato teria ocorrido durante a sessão ordinária da Câmara de Vereadores.

De acordo com declarações do vereador, que procurou a polícia para denunciar o ato, a injúria racial ocorreu durante a discussão sobre o projeto que renova a concessão para a Sanesul continuar explorando por mais 30 anos os serviços de água e esgoto.

Um dos manifestantes que foram ao local para protestar contra a votação do projeto em regime de urgência teria ofendido o vereador, que é indígena e foi eleito para representar as aldeias de Dourados no Legislativo municipal.

De acordo com a rádio Grande FM, o delegado regional de Polícia Civil, Lupércio Degerone, convocou todos os vereadores de Dourados para uma reunião às 10h, para falar sobre o caso e encaminhar a abertura de inquérito. A polícia vai requisitar as gravações de câmeras internas para identificar o autor do ato criminoso.

A injúria racial está prevista no artigo 140, parágrafo 3º, do Código Penal Brasileiro. Quem comete está sujeito a pena de reclusão de um a três anos de prisão mais pagamento de multa.

Projeto provado – Apesar do protesto de alguns moradores e do voto contrário dos vereadores Elias Ishy (PT), Virgínia Magrini (PP) e Délia Razuk (PR), que defendiam a retirada do projeto da pauta para uma discussão mais aprofundada, a renovação da concessão para a Sanesul foi aprovada em primeira votação por 15 votos a 3.

Os três vereadores contrários à votação de ontem defendiam a realização de uma audiência pública antes de submeter o projeto à votação.

Nos siga no Google Notícias