A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 05 de Dezembro de 2016

18/07/2013 07:11

Ponta Porã comemora aniversário de 101 anos nesta quinta-feira

Viviane Oliveira
Ponta Porã também conhecida como Princesinha dos Ervais. (Foto: divulgação)Ponta Porã também conhecida como Princesinha dos Ervais. (Foto: divulgação)

Conhecida como Princesinha dos Ervais, a cidade de Ponta Porã, que passou a ser chamada assim por causa das grandes plantações de erva mate, está em festa nesta quinta-feira (18). O município, que tem cerca de 60 mil habitantes, comemora 101 anos de fundação.

Veja Mais
Prefeito de Ponta Porã vai investir R$ 101 milhões em moradias, saúde e asfalto
Boliviana indiciada após tragédia com voo da Chape pede refúgio em MS

Para celebrar o aniversário serão três dias de comemoração. Hoje o prefeito Ludimar Novais (PPS) lança, às 9h, o Pacote de Ações 2013 no Centro de Convenções. Amanhã (19), às 14h, será o APL (Arranjo Produtivo Local) de erva-mate.

A festa continua no sábado (20), com o 1º Arraiá da Fronteira, a partir das 18h, no Parque dos Ervais. O bailão vai ficar por conta de Marlon Maciel e banda e show com Victor e Vinicius.

História - O município, que fica no Sudoeste do Estado, faz fronteira com Pedro Juan Caballero, no Paraguai, e está localizada sobre a Serra de Maracaju. 

Hoje, com dois distritos, Sanga Puitã e Cabeceira do Apa, Ponta Porã tem como símbolo uma cuia de chimarrão e outra de tereré, representando duas culturas, que se tornaram apenas uma.

Antes da Guerra do Paraguai, Ponta Porã era apenas uma região deserta no interior do Paraguai, onde morava uma tribo de índios, descendentes do povo Guarani. A região também era local de parada de carreteiros, que faziam o transporte da erva-mate.

Depois da guerra, Tomás de Laranjeiras explorava e industrializava a erva-mate em Ponta Porã e exportava para Argentina. Em 1892 começa chegar na região muitos migrantes gaúchos, que chegaram para viver da agropecuária. Em 1987 é criado o primeiro destacamento policial na região e, em 1900 Ponta Porã se torna distrito de Bela Vista.

Finalmente no dia 18 de julho de 1912 o município de Ponta Porã, que em guarani quer dizer ponta bonita, é criado pela lei nº 617.

Boliviana indiciada após tragédia com voo da Chape pede refúgio em MS
A boliviana Celia Castedo Monasterio, indiciada pelo Ministério Público de seu país por ter autorizado o plano de voo da Chapecoense, com saída em Sa...
Hospital Universitário de Dourados alerta para golpe do falso médico
Falso médico estaria agindo em nome do HU-UFGD (Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados) e nesta segunda-feira entrou em co...



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions