ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 26º

Interior

Por falta de verba, Hospital Casa de Saúde de Rio Verde anuncia fechamento

Paula Vitorino | 01/04/2012 14:39

Completando 40 anos de funcionamento, a diretoria do Hospital Casa de Saúde, no município de Rio Verde, iniciou a contagem regressiva para o encerramento das atividades. A partir deste domingo (1), não serão mais realizados os atendimentos do pronto-socorro, internações e cirurgias.

Com isso, o hospital continua realizando apenas os serviços ambulatoriais. Mas de acordo com o diretor Joel Lucas de Almeida, o encerrando total das atividades já tem data prevista e deve acontecer no início do mês de maio.

“Estamos esperando apenas terminar o período de aviso-prévio de alguns funcionários. Outros já saíram do hospital”, explica.

O hospital tem 44 leitos, atendia diversos convênios de saúde e atendimentos particulares, com capacidade para cirurgias de pequeno e médio porte, diversos exames, como tomografia computadorizada, e inúmeras especialidades médicas.

Desde meados do ano passado o repasse do SUS (Sistema Único de Saúde) para o hospital foi cortado e a Casa de Saúde passou a fazer apenas atendimentos particulares.

Ainda segundo a diretoria, o hospital é o único da região norte do Estado que faz atendimentos particulares. Sem os atendimentos da Casa de Saúde, a população de Rio Verde passa a contar somente com o hospital o Hospital Municipal, com cerca de 20 leitos.

Crise - Joel explica que a decisão de fechar veio depois de a diretoria buscar todas as alternativas possíveis para continuar gerindo o hospital sem chegar à situação de falência. A opção também tem o objetivo de encerrar os serviços enquanto ainda existe recurso para pagar os funcionários e fornecedores.

“Não seria justo com funcionários que trabalham ali há mais de 30 anos a gente fechar e não ter dinheiro para fazer o acerto de contas. Não queremos chegar ao ponto de falência, sem condições até de cumprir os acordos com fornecedores”, frisa.

O diretor afirma que diversos fatores contribuíram para a crise nas finanças do hospital, sendo um dos principais a defasagem da tabela do SUS e de planos de saúde. “Foi o início da crise”, diz.

Segundo ele, o hospital não consegue manter o atendimento 24h só com a verba dos convênios de saúde e atendimentos particulares. “Precisávamos de apoio de verba pública, mas não só isso, maior participação dos convênios”, diz.

População - Com o anuncio de fechamento, uma comissão foi formada por moradores, empresários e funcionários públicos para viabilizar alternativas para manter o hospital aberto.

Apesar de já ter data para o fechamento, Joel acredita que “quando há envolvimento da população tudo é possível, porque são várias pessoas lutando por uma causa”.

O presidente da comissão, Denilson Antônio Caetano, explica que sem o hospital a população vai precisar viajar até Campo Grande para ter acesso a maioria dos serviços de saúde.

Ele afirma que os integrantes da comissão estão buscando uma solução e devem se reunir com representantes de planos de saúde, além de autoridades públicas. Um abaixo-assinado também está sendo feito na cidade.

Nos siga no Google Notícias