ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, TERÇA  19    CAMPO GRANDE 25º

Interior

Prefeito causa polêmica ao propor boi para limpar entorno de aeroporto

Bonito vive polêmica ao prefeito defender gado no entorno de aeroporto

Kleber Clajus | 20/02/2014 21:21
Proposta de Leleco está em análise junto ao Ministério Público do município, mas não é bem aceita (Foto: Daniela Aguena / Bonito Notícias)
Proposta de Leleco está em análise junto ao Ministério Público do município, mas não é bem aceita (Foto: Daniela Aguena / Bonito Notícias)

O prefeito de Bonito, Leonel Lemos de Souza Brito, o Leleco (PT do B), estuda a possibilidade de colocar gado no entorno do aeroporto municipal para controlar o crescimento de vegetação que, durante a estiagem, incendeia e provoca o cancelamento de voos. A proposta gerou polêmica no município distante 257 quilômetros de Campo Grande.

Para a vereadora da oposição, Osair Xavier (PSD), a principal crítica é quanto à segurança das operações do aeródromo que possui voos domingos e quartas-feiras, operados pela empresa Azul Linhas Aéreas.

“Sou contra essa ideia. O Executivo até ia apresentar o projeto, mas creio que desistiram. Como vai criar gado e para quem vai arrendar a área”, questiona a vereadora.

De acordo com a assessoria de imprensa da prefeitura, o debate realmente existe na cidade, mas a área a ser utilizada fica fora do perímetro de segurança do aeroporto, que é cercado. A limpeza do local foi solicitada pela empresa Dix Empreendimentos Ltda. Para encontrar uma solução mais definitiva para a área, o prefeito chegou a cogitar a ocupação dela com gado. Por outro lado, essa não é a única ideia em análise realizada em conjunto com Ministério Público.

O diretor executivo da concessionária do aeroporto, Frederico de Siqueira, disse que a empresa “cumpriu sua obrigação” ao informar que a ideia de Leleco não é a melhor neste caso, em razão das normas definidas pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) para operações no aeródromo. A empresa chegou a receber um ofício da prefeitura sobre a questão.

Neste contexto, ficou a cargo do promotor de Justiça, Thalys Franklyn de Souza, intermediar uma possível solução para a polêmica. O Campo Grande News procurou o promotor, mas até o fechamento não obteve resposta.

O aeroporto de Bonito possui pista com dimensão de dois mil metros de comprimento e 30 de largura. A área, que fazia parte das Fazendas Belo Horizonte, Mutum e Coqueiro, foi adquirida em 2002.

Nos siga no Google Notícias