A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 08 de Dezembro de 2016

23/09/2013 20:31

Prefeitura de Jardim é acusada de promover matança de cachorros de rua

Zana Zaidan
Foto dos animais sacrificados, divulgada por morador de Jardim (Foto: Reprodução/ Facebook)Foto dos animais sacrificados, divulgada por morador de Jardim (Foto: Reprodução/ Facebook)

A prefeitura de Jardim, a 233 quilômetros de Campo Grande, é acusada de promover o sacrifício de cachorros de rua que estavam saudáveis e poderiam ser adotados. A matança foi realizada às pressas, para evitar que o procedimento fosse suspenso até que a necessidade do sacrifício fosse constatada.

Veja Mais
Dupla é presa e confessa ter matado homem a pedradas e garrafadas
Pajero com 5 passageiros sai da pista, capota e “sobe” em poste de energia

Treze animais foram sacrificados na última quinta-feira (19). Conforme a Comissão de Defesa dos Direitos dos Animais da OAB-MS (Ordem dos Advogados do Brasil), a informação inicial era de que o sacrifício estava marcado para o dia 20, mas foi antecipado “como forma de camuflar a matança”.

A comissão afirma, ainda, que a Prefeitura da cidade e Vigilância Sanitária receberam um ofício do Ministério Público para suspender o procedimento, já que foi verificado que os cachorrinhos estavam em perfeitas condições para adoção.

“Não consumar o ato seria medida necessária diante do requerimento formal recebido do Ministério Público via denúncia”, comentou a vice-presidente da comissão da OAB, Rosangela Damiani. “A informação que recebemos é que não houve tempo hábil para suspensão. Eles tinham que suspender, fazer as averiguações antes de sacrificar. Houve total desrespeito e descaso cometidos pelo gestor público”, acrescenta a advogada, referindo-se ao posicionamento do prefeito Erney Barbosa (PDT), de autorizar a matança.

Nas redes sociais, moradores de Jardim tentaram intermediar adoção dos cachorros de rua antes que eles fossem sacrificados. A decisão da administração municipal foi divulgada com indignação, e imagens dos animais foram compartilhadas na esperança de que alguém se responsabilizasse pelos cachorros antes que eles fossem mortos.

Esse é o Brad um ex cachorro de rua de Jardim que adotamos, tem leishmaniose e está em tratamento, graças a Deus conseguimos mudar seu destino, Pq a essa hora seria mais um morto pela Adm. Mun., ele é a prova viva que o cão não é o vilão, e que a doença tem tratamento, não entreguem seu animal, não é obrigado a ser levado à morte, diga não ao massacre orquestrado pelo Prefeito de Jardim- MS”, disse um dos moradores no Facebook.

A reportagem tentou entrar em contato com Erney, mas nas diversas tentativas o prefeito não atendeu o celular.

Brad, um dos cachorros salvos da matança, depois de ser adotado (Foto: Reprodução/Facebook)Brad, um dos cachorros salvos da matança, depois de ser adotado (Foto: Reprodução/Facebook)



Gente! Ficarem ai se engalfinhando pra saber quem é o culpado ou dizer que alguém quer fazer o bem usando "chapéu alheio" não vai resolver essa questão que é mais do que cruel com os animais que já nasceram sabendo amar sem pedir nada em troca. Que tal unir a força de todos nós que amamos os animais e fazer um projeto para pedir a solução desse problema?Não é possível que a gestão da Prefeitura irá se negar a atender.Talvez essa é uma questão que só precisa encontrar o caminho ou as pessoas certas para ser solucionada.Fica a Dica.
 
Nilce Salazar em 26/09/2013 20:43:13
realmente é uma pena ,a falta de informação ,ninguém se forma em medicina veterinária para virar assassino de animais saudáveis ,a leishmaniose visceral é uma doença gravíssima leva a morte em humanos,quem é contra a morte desses animais infectados tenho certeza que ainda nao perdeu um filho ou algum parente pela doença ,pq o dia que isso acontecer terão consciência de sua gravidade... esse caso vai muito alem de um ridículo jogo POLITICO e cá entre nós ...caberia um lindo processo contra esses que falam sem saber ,desvalorizam a profissão dos demais e os tratam com total falta de respeito!
 
Kaonine Dias em 26/09/2013 18:55:28
que crueldade! infelizmente pessoas como esse prefeito continuam agindo na sociedade! espero realmente que seja feita justiça para esses atos indiscriminados!
 
claudia lima em 25/09/2013 13:32:53
No conceito da medicina; so podemos acabar com o mau da doença se cortamos o mau pela raiz,. ai vejo sim que temos que sacrificar. pois o animal e o hospedeiro da doença não tem discursao, só para constatar a cidade de jardim ja foi noticia em por ter sido a cidade que mais perdemos vidas humana com tal Leishmaniose visceral.
 
jader faria rodrigues em 25/09/2013 13:29:31
Esperamos que a prefeitura possa esclarecer este fato lamentável. Isto é crime de maus-tratos com agravante da morte dos animais. Que o Ministério Público local possa tomar as devidas providências.
 
Vicente Neto em 25/09/2013 11:35:05
É triste ver isso...mas "O que importa não é??"
São "apenas" animais!!
Todos de olhos bem abertos...asfixia...
Mas o que o ser humano não pune, a lei de Deus não!
Pode demorar...mas desde quem faz comentários pejorativos até os reais responsáveis receberão o troco, o merecido castigo pelo que fizeram...afinal, é muito mais fácil perder tempo matando cachorros do que fazer Jardim funcionar direito de novo!
Não é vergonhoso...é o triste fato...o que se esperar de pessoas de tão pouca cultura????
Aconteceu...Talvez por isso pessoas como essas vieram ao mundo também...."acidentes".
Eu sou bem mais os animais...por isso todos os que posso ajudo sim.
São mais sinceros do que "gente"!!!
 
Elaine Lima em 24/09/2013 21:49:41
Nossa isso é terrível, como não conseguem ter pena!!!
Que triste, que sejam punidos.
 
Célia Martins em 24/09/2013 19:37:27
os animais não tem como se defender....eles são seres vivos assim como todos nós!!!!!!
 
flavia aquino de andrade em 24/09/2013 18:43:48
Gente, que absurdo!
E ninguém faz nada?? Como assim?

=/
 
Ana Paula em 24/09/2013 13:14:17
Na verdade o sr. Geraldo ribas quer mais é fazer baderna , se quisesse mesmo ajudar ,porque não fundou sozinho ,com o apoio dos seus amigos e colaboradores da tal ong , porque quer o apoio de uma prefeitura falida para tal , quer fazer um bem faça ,mas não com o chapéu alheio , do jeito que essa ong quer funcionar ate eu quero fazer parte .
 
jose cunha em 24/09/2013 12:00:38
Carla Leite e Sá e demais, a ONG ANJOS DE PATAS - Jardim está em processo de constituição, não está legalmente constituída, pleiteamos parceria com a Adm. Municipal, que seja cedido o prédio em ruínas, onde ocorre a matança, para seja transformado em um Abrigo e que seja destinada uma verba para a ONG, infelizmente não dispomos de recursos financeiros e não podemos arcar sozinhos com uma responsabilidade do Poder Público, porém, o Prefeito marcou 02 reuniões e não nos recebeu para dar a resposta se vai firmar a parceria ou não, estamos esperando a resposta dele, defendemos o tratamento da leishmaniose, ao invés do sacrifício, esse cão que aparece é meu, tem a doença e está em tratamento, ele não é o vilão, os animais podem ser tratados, castrados e colocados para adoção, é o nosso objetivo
 
Geraldo Ribas em 24/09/2013 11:20:58
Retrucando o infeliz comentário do ''ricardo rodrigues'',se o senhor fosse bem informado,saberia que em Jardim já tem uma ONG a qual tem como objetivo 'Resgatar animais abandonados ou que vivem pelas ruas. Tratá-los e curá-los proporcionando a eles um lar provisório enquanto aguardam pela adoção.'' Chama-se ANJOS DE PATAS! A ignorância mata mais do que doenças hoje em dia.
 
Carla Leite Sá em 24/09/2013 10:26:49
covardes!!!falta de gestão!antes uma prevenção e controle de população animal!adoção!fácil demais matar!!
 
ana beatriz em 24/09/2013 10:20:57
Que atitude cruel, indecente, nojenta essa da Prefeitura de Jardim! Saiba Sr prefeito e demais responsáveis por esse ato aviltante praticado por Vossas Senhorias contra humildes e desprotegidos animais, que a Força Vital que anima vossas vidas é a mesma que anima desses pobres animais. Saibam ainda, que uma das grandes diferença entre os senhores e esses animais sacrificados cruelmente, é que estes são inocentes.
 
Orlando Amaral de Oliveira em 24/09/2013 09:22:14
Se sacrificar animais domésticos saudáveis e sadios for crime, então seria bom se as autoridades investigassem tal procedimento também em Bonito, pois isso também está ocorrendo aqui!
 
Olices Trelha em 24/09/2013 09:01:48
E o que ele deveria fazer com os cães e gatos sem dono que vivem nas ruas? Deixá-los continuar disseminando doenças? Quantas pessoas já morreram de leishmaniose? O cachorro é hospedeiro do parasita.
As pessoas que sentem tanto deveriam acolhê-los em suas casa e cuidar desses animais.
 
ricardo rodrigues em 24/09/2013 08:49:53
Isto é um absurdo, e espero que como tudo nesse país, não acabe em pizza. E que seja punido os responsáveis!!
 
Tatiele Rodrigues em 24/09/2013 08:45:07
A sociedade não pode deixar em branco essa matança de animais...não estamos mais no tempo das cavernas...estamos em uma sociedade onde todos têm direitos, inclusive os animais (Lei Federal nº 9.605/98)!!! Espero que o povo e a imprensa cumpram seu papel social de fiscalizador, pois o que aconteceu foi muita iniquidade com os bichinhos indefesos...muita covardia de um ser humano...
 
Thiago M. Mendonça em 24/09/2013 08:18:41
Se fosse um caso envolvendo policiais a OAB, ficaria o tempo todo em cima ! Mas como se trata de animais só quero ver a atenção que eles vão dar !
 
rodrigo silva em 24/09/2013 08:13:56
prefeito incompetente sem noção de vida assim que assume o poder de prefeito se deslumbra com tanto dinheiro que da ate amnesia com a população. E os animais que fazem parte da sociedade também.
 
MARCELO TIMOTEO em 23/09/2013 21:04:39
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions