A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 08 de Dezembro de 2016

07/07/2015 11:34

Prefeitura encontra nascente durante escavação em assentamento

Priscilla Peres
A mina apareceu no assentamento São Gabriel, localizado há 50 km de Corumbá. (Foto: Marcos Boaventura/ Prefeitura de Corumbá)A mina apareceu no assentamento São Gabriel, localizado há 50 km de Corumbá. (Foto: Marcos Boaventura/ Prefeitura de Corumbá)

Uma nascente de águas cristalinas surgiu em meio a um assentamento, que sofre com a falta de água. Parece história, mas o caso é verdadeiro e aconteceu em Corumbá - distante 419 km da Capital. Ainda não se sabe se a água é potável e própria para consumo, mas os estudos já estão sendo feitos e a nascente recebendo os cuidados necessários.

Veja Mais
Pajero com 5 passageiros sai da pista, capota e “sobe” em poste de energia
Mãe para velório e retira corpo da filha ao descobrir tentativa de aborto

A mina apareceu no assentamento São Gabriel, localizado há 50 km de Corumbá, durante escavações da prefeitura para retirada de cascalho, que seria utilizado na recuperação da estrada que da acesso a comunidade. Lá vivem 300 famílias que sobrevivem da renda da Agricultura Familiar e enfrentam o problema da falta de água.

A nascente foi encontrada na sexta-feira e ontem, o prefeito Paulo Duarte (PT) foi até o local, acompanhado de técnicos da Sanesul que recolheram amostras para analisar a água. Imediatamente, orientou os técnicos a cercarem o local e a comunidade se prontificou a cuidar para que animais não se aproximem da mina.

O resultado da análise da água deve sair amanhã. "A água é incolor e inodora, mas pedimos para que um técnico faça os testes de qualidade e de vazão desse liquido. Se ficar comprovada que ela é potável, pode ser uma alternativa essencial para os moradores da região", disse o prefeito.

Apesar de estar localizado no Pantanal, nos assentamentos de Corumbá é difícil encontrar água. Em muitos encontra-se leito, mas não há vazão suficiente para atender as comunidades. "Nosso Pantanal é mesmo uma dádiva.Eu mesmo provei a água, que não é salobra", afirma Duarte. A nascente surgiu em uma região calcária, a água é doce e totalmente translúcida.

Assentamento - O São Gabriel é um assentamento que ainda não foi municipalizado, então é vinculado ao Incra. Mas devido a burocracia e dificuldade do Instituto em atender comunidade, a prefeitura tem tomado atitudes assistenciais.

Em outubro do ano passado fez a abertura de uma estrada até o local e agora faz a recuperação dela.
Pelo local passam diversos veículos, entre eles ônibus escolar e transporte urbano. “A gente não fica mais isolado. Isso aqui hoje é quase um asfalto, graças a Deus”, observou Sonivaldo Pereira Lima, morador da comunidade que concluiu “Nunca tivemos esse privilégio”.

A prefeitura também da assistência média a comunidade. “Por causa do Incra, ficamos 11 meses sem médico aqui. E não fosse a Prefeitura, ainda estaríamos sem. A governo municipal tem um olhar diferenciado para as comunidades, e não só dentro da cidade, como em toda a zona rural”, destacou a líder comunitária Vera Batista.




imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions