A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 04 de Dezembro de 2016

20/06/2013 15:29

Presidente Dilma autoriza compra da Fazenda Buriti para resolver impasse

Aliny Mary Dias e Aline dos Santos
Reunião acontece no Centro Rubens Gil de Camilo (Foto: Marcos Ermínio)Reunião acontece no Centro Rubens Gil de Camilo (Foto: Marcos Ermínio)

A reunião da comitiva do Governo Federal sobre o conflito entre índios e fazendeiros realizada na tarde desta quinta-feira (20) em Campo Grande não tem hora para acabar, mas conforme apurou o Campo Grande News, a presidente Dilma Rousseff autorizou a compra da fazenda Buriti, localizada em Sidrolândia.

Veja Mais
Lideranças esperam propostas concretas de Comitiva do Governo Federal
Comitiva do Governo Federal que vem a MS tem 20 representantes

A propriedade pertence ao ex-deputado Ricardo Bacha e foi ocupada por índios terena no dia 15 de maio. A área ganhou destaque nacional depois que o confronto entre indígenas e a Polícia Federal, durante cumprimento de ação da reintegração de posse, terminou com a morte do índio Oziel Gabriel, de 35 anos, no dia 30 de maio.

O ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, recebeu a autorização da presidente Dilma para que a fazenda Buriti seja comprada e o impasse resolvido.

A comitiva conta ainda com a presença do chefe da AGU (Advocacia-Geral da União), Luiz Inácio Adam, a secretária executiva do Ministério da Justiça, Márcia Pelegrini e o secretário nacional de Articulação Social, Paulo Maldos.

A reunião tem ainda a presença de líderes indígenas, representantes de produtores rurais, da Acrissul (Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul) e Aprosoja (Associação dos Produtores de Soja E Milho), e também de prefeitos de cidades do interior de Mato Grosso do Sul.

Os técnicos das entidades devem definir um cronograma para dar andamento ao processo de compra da fazenda.

Lideranças indígenas também participam de encontro (Foto: Marcos Ermínio)Lideranças indígenas também participam de encontro (Foto: Marcos Ermínio)
Lideranças esperam propostas concretas de Comitiva do Governo Federal
A Comitiva do Governo Federal chegou a Mato Grosso do Sul na manhã de hoje, para discutir a questão da demarcação das terras indígenas. A esperança, ...
Comitiva do Governo Federal que vem a MS tem 20 representantes
Chega por volta das 12h a comitiva do Governo Federal para a reunião que vai discutir o conflito fundiário no Estado, segundo informou a assessoria d...
Lideranças esperam propostas concretas de Comitiva do Governo Federal
A Comitiva do Governo Federal chegou a Mato Grosso do Sul na manhã de hoje, para discutir a questão da demarcação das terras indígenas. A esperança, ...
Comitiva do Governo Federal que vem a MS tem 20 representantes
Chega por volta das 12h a comitiva do Governo Federal para a reunião que vai discutir o conflito fundiário no Estado, segundo informou a assessoria d...



Parabéns Presidente pela decisão;mas as outras fazendas invadidas, são mais de 60 propriedades só no MS, vão ter a mesma decisão?
 
Marcos B. Araújo em 22/06/2013 12:42:29
Parabéns seu Ricardo Bacha, enquanto fui sua secretaria, vi o quanto o senhor lutou por sua fazenda, sempre torci pelo senhor, até que enfim, a presidente resolveu, sei que a comprar não resolve tudo, mas pelo menos sua família terá paz. Sucesso Sempre.
 
Clélia Cruz em 20/06/2013 20:29:47
DILMA ESTÁ MENTINDO PARA ÍNDIOS E FAZENDEIROS NA TERRA INDÍGENA BURITI, NO MATO GROSSO DO SUL. EXISTEM ESTUDOS E PERÍCIAS QUE AFIRMAM SER A TERRA DE OCUPAÇÃO TRADICIONAL TERENA, EM CONFORMIDADE COM O ARTIGO 231 DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL. O CASO ESTÁ JUDICIALIZADO. TEM DE SER DECIDIDO PELO JUDICIÁRIO. AS TERRAS DE OCUPAÇÃO TRADICIONAL INDÍGENA NÃO PODEM SER COMPRADAS POIS PERTENCEM À UNIÃO FEDERAL SE DILMA ROUSSEF AUTORIZAR PAGAMENTO POR ELAS, SERÁ DEPOSTA POR IMPEACHMENT! O MINISTRO DA JUSTIÇA SABE MUITO BEM DISSO, ESTÁ MENTINDO DESCARADAMENTE PARA ÍNDIOS E FAZENDEIROS. VERGONHA.
 
Edison Netto Lasmar em 20/06/2013 18:56:35
Só falta isso, abrir o precedente para uma onda de invasões com para depois exigirem a compra de propriedades produtivas para torná-las improdutivas. Vai mal Dilma.
 
Dario Brum Arguello em 20/06/2013 18:47:20
so quero ve quanto vai custa essa fazenda......
 
bruna maiara em 20/06/2013 17:36:55
AGORA SIM A PRESIDENTE COMEÇOU A FALAR A NOSSA LÍNGUA É DESSA FORMA QUE SE FAZ PARA RESOLVER OS PROBLEMAS DA NAÇÃO TUDO O QUE ESTAMOS BUSCANDO SEMPRE FOI NOSSO ENTÃO NÃO ESTAMOS TOMANDO DE NINGUÉM APENAS PEGANDO O QUE SEMPRE FOI NOSSO, SE DE FATO A PRESIDENTE CUMPRIR ESTA SITUAÇÃO É O COMEÇO DE UMA GRANDE CONQUISTA,DA MESMA FORMA QUE O RESTANTE DOS BRASILEIROS ESTÃO FAZENDO EM TODO BRASIL,NÓS INDÍGENAS ESTAMOS JUNTOS NESTA LUTA , SE PRECISAR DE NOSSO APOIO ESTAMOS AQUI EM NOSSA COMUNIDADE PRONTO PARA AJUDAR NESTA DEFESA, NÃO TENHA MEDO QUE VAMOS VENCER ESTA LUTA .
 
PEDRO JOÃO em 20/06/2013 17:06:43
Típico desse novo governo (?). Agora os "indígenas" (sic!) vão continuar invadindo terras produtivas e o governo as comprando para ceder ao silvícolas que nada fazem, além de beber, estuprar..
 
ricardo rodrigues em 20/06/2013 16:58:10
A compra da fazenda BURITI foi uma decisão acertada pela justiça,que seja pago o preço justo por essa propriedade e que essa terra toda seja o suficiente para que os indígenas produzam alimentos para os seus e que não seja como em DOURADOS e PANAMBI que só se produz mato,sendo assim creio que irá cessar a onda de invasões,depredações e mortes,que essa terra seja para os índios que desejam mesmo plantar e produzir e não para quem só tem interesse próprio,que a funai e o cimi oriente essas pessoas e incentivem uma maneira de se viver com qualidade nessas terras,creio que com tanta terra torna-se desnecessário a invasão de doutras fazendas naquela região
 
ney fernando em 20/06/2013 16:53:43
AGORA, QUEREMOS SABER QUE VALOR SERÁ PAGO A ESSA FAZENDA! AFINAL A CONTA ACABA SOBRANDO PARA , TODOS, PORQUE QUEM PAGA AS CONTAS DO GOVERNO SÃO AS ARRECADAÇÕES DE S IMPOSTOS, QUE SÃO PAGOS PELOS MAIS DIVERSOS CONTRIBUINTES; EU, VOCÊ, ELES, NÓS TODOS...
 
Maria Lina Rodrigues em 20/06/2013 16:49:08
é Fácil mandar comprar quando não vai sair do bolso dela!!! e daqui dois anos essa terra "arrendada" a troco de cachaça!!
 
Caio Prado em 20/06/2013 16:38:40
Incrível esta negociata da FAZENDA BURITI, e aqui no MATO GROSSO FAMÍLIAS foram retiradas a força de suas terras, deixando casas, animais, plantações, uma vida inteira que foi destruída. Acredito que estas famílias também tem seus direitos.
 
Marli Bagetti em 20/06/2013 16:11:17
Comprar com o dinheiro do povo para favorecer companheiros políticos. Comprar para devolver aos verdadeiros donos. Parece negociata quando roubam os carros na fronteira, você paga para devolverem seu carro!!! Acorda Brasil!!!
 
Klebber Silva em 20/06/2013 16:02:49
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions