ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Interior

Presídio de Naviraí terá que corrigir irregularidade ambiental

Ana Maria Assis | 10/12/2010 10:45

Prédio na unidade prisional funciona sem licenciamento

A Justiça definiu que, julgando ação do MPE (Ministério Público Estadual), o Estado de Mato Grosso do Sul e a Agepen (Agência de Administração do Sistema Penitenciário) regularize a operação do presídio de Naviraí.

Conforme a Ação do MPE, a penitenciária foi construída no interior de uma Área de Preservação Ambiental das Ilhas e Várzeas do Rio Paraná – APA (administrada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente - IBAMA), onde foram causados, durante sua construção, impactos até hoje não corrigidos ou reparados.

A ação é de agosto de 2006 e teve alguns dos pedidos julgados parcialmente procedentes pela juíza da 2ª Vara Cível no mês passado.

Conforme a decisão da Justiça, a Agepen deverá operar o presídio e o respectivo sistema de tratamento de efluentes mediante obtenção de renovação das licenças ambientais já concedidas, e somente realizar ampliação da capacidade de receber presos mediante prévio licenciamento ambiental, sob pena de multa diária de mil reais, pelo prazo de 90 dias, e crime de desobediência.

A Ação Civil Pública foi ajuizada por conta da inauguração do Presídio de Segurança Máxima de Naviraí, em março de 2006. Nesta época foi feita a transferência irregular de duzentos presos de outros estabelecimentos penais. O presídio não possuía a Licença Ambiental de Operação para o início de seu funcionamento, e nem mesmo, o conhecimento do Juiz de Execuções Penais do município.

O Promotor de Justiça Luiz Gustavo Camacho Terçariol ajuizou a ação para a elaboração de Projeto de Recuperação das Áreas Degradadas, referente à área de preservação permanente do curso d’água localizado próximo da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) contemplando outras exigências como revestimento de gramíneas nos terraços construídos próximo à ETE, o aperfeiçoamento do sistema de drenagem das águas pluviais, a eliminação da área de empréstimo próximo ao canteiro de obras, evitando o acúmulo de água pluvial que pode contribuir para a proliferação do mosquito da dengue.

Nos siga no Google Notícias