A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 20 de Janeiro de 2017

14/04/2011 08:24

Promotoria de Dourados vai aumentar rigor na fiscalização da meia-entrada

Paula Vitorino

A 10ª Promotoria de Dourados vai aumentar a fiscalização no município para que se cumpra a lei da meia-entrada para estudantes. A partir de agora a venda dos ingressos e a entrada em eventos deverá ser fiscalizada por órgãos competentes.

De acordo com o promotor de Justiça Ricardo de Melo, quem tiver com a meia-entrada e não comprovar que é estudante será barrado. A iniciativa tem o objetivo de coibir a venda irregular dos convites.

Segundo denúncias, comerciantes estariam vendendo a preço igual todos os ingressos, sem diferenciação para meia-entrada. Alguns aumentam o preço e revendem tudo como se fosse meia-entrada.

Os organizadores e promotores de eventos terão que assinar um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assegurando o desconto de 50% para aqueles que comprovarem a condição de estudante.

O infrator poderá responder por uma ação civil pública. A promotoria orienta a todos os estudantes que se sentirem prejudicados a procurarem o Ministério Público para denunciar.

Recentemente, o Movimento Estudantil de Mato Grosso do Sul acionou o Ministério Público em Dourados para fazer valer a lei da meia-entrada. De acordo com o presidente da entidade, André Luiz Alves de Souza, nenhuma casa de shows ou promotora de eventos estaria cumprindo a norma no município.

Ele relatou que inúmeras vezes já reclamou junto ao Procon, relatando o problema, mas sem sucesso. “Os responsáveis pelo evento recusam a venda diferenciada para estudantes. Sempre informam que o número de convites da meia-entrada esgotou”, disse.

Lei - O decreto de lei estadual nº 8.913 assegura aos estudantes de todo o Estado o direito de pagar a metade do preço no ingresso em casas de diversão, de espetáculos teatrais, musicais e circenses, em cinema, praças esportivas e similares das áreas de esporte, cultura e lazer.

A meia-entrada também é válida para os convites comercializados com descontos e o promotor da festa não pode reservar somente uma parcela de ingresso aos alunos.

Para ter direito à meia-entrada o solicitante deve estar regularmente matriculado em estabelecimento de ensino e possuir a carteira de identidade estudantil com foto. O documento pode ser das classes representativas dos estudantes, a exemplo da União Nacional dos Estudantes (Une) ou do estabelecimento de ensino, desde que tenha a foto, nome completo e o ano da matricula.

Para assegurar que os estudantes de Dourados tenham o conhecimento da meia-entrada, a Secretaria de Assistência Social vai promover palestras educativas nas escolas.

(Com informações do site Dourados Agora)

Durante discussão, homem esfaqueia colega na cabeça com facão
Jaime Alves da Silva, 40, foi preso acusado de esfaquear o colega Valdiney Cordeiro Guedes, 39, com um facão. A vítima ficou gravemente ferida e foi ...
Governo do Estado entrega viaturas ao Corpo de Bombeiros nesta sexta
Serão entregues nesta sexta-feira (20) em Dourados - cidade localizada a 233 km de Campo Grande - duas novas viaturas para reforçar o trabalho do Cor...



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions