ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 28º

Interior

Quatro anos depois, pistoleiro do "Barão da Maconha" é condenado por crime

Zana Zaidan | 17/03/2014 14:38

Jacinto Ramom Cristaldo Ramirez, conhecido como “Cabelo”, foi condenado a 14 anos de reclusão pelo assassinato do paraguaio Edison Patrício Nunez Sonorda, em outubro de 2010 em Coronel Sapucaia, a 400 quilômetros de Campo Grande. A Justiça aponta Cabelo como um dos pistoleiros do traficante Felipe Baron Escurra, o “Barão da Maconha”, além de ser acusado de praticar vários homicídios a mando do mesmo na região de fronteira do Brasil com o Paraguai.

O crime aconteceu no dia 23 de outubro de 2010, mas foi julgado hoje (17), quase quatro anos depois, no Tribunal do Júri de Amambai, durante mutirão que tem como meta julgar até 31 de outubro todos os crimes dolosos cujas denúncias tenham sido recebidas até 31 de dezembro de 2009.

Por volta do meio-dia, na linha internacional que divide as cidades de Coronel Sapucaia e Capitan Bado. Conforme a denúncia, o alvo era o brasileiro Paulo Sérgio Alarcon. Ele estava em um Corolla acompanhado de Edison Patrício, e Jacinto chegou de moto com um comparsa, ambos armados com pistolas 9 mm. Com os disparos, Paulo Sérgio morreu na hora, dentro do carro, ainda do lado paraguaio. Já Edison conseguiu fugir para o lado brasileiro, mas foi alcançado pelos pistoleiros, que o executaram com sete disparos, na avenida Flávio Derzi, em Coronel Sapucaia.

O promotor de Justiça Etéocles Dias Júnior, do Ministério Público de Mato Grosso do Sul moveu ação penal contra Jacinto por homicídio qualificado. Em plenário, os jurados acataram o teor da acusação e o condenaram Jacinto por homicídio qualificado por recurso que dificultou ou impossibilitou a defesa da vitima (nas penas do artigo 121, § 2º, inciso IV, do Código Penal).

Já o homicídio de Paulo Sérgio é investigado pelas autoridades do Paraguai, pelo fato de o crime ter acontecido do outro lado da fronteira.

Prisão

Jacinto Ramon está preso desde o dia 16 de fevereiro de 2012, quando agentes do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado), com apoio da Polícia Militar, cumpriram mandado de prisão expedido pela Vara Criminal da Comarca de Ponta Porã em 12 de setembro de 2011.

A prisão foi efetuada na casa de Ramon, na rua Amador Flores Sobrinho, no bairro Vila Nova em Coronel Sapucaia. Tido como “de alta periculosidade”, no momento da abordagem ele portava uma pistola semi-automática 9 mm e dois carregadores com 26 munições do mesmo calibre. Foi apreendida, ainda, uma motocicleta Honda/Tornado 250cc, sem placa.

Ramon foi encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil de Coronel Sapucaia, juntamente com a pistola, as munições e a motocicleta apreendida, para ser lavrado o flagrante por porte ilegal de arma de fogo. A pistola foi periciada e confrontada nos homicídios onde foram utilizados arma desse mesmo calibre, ocorridos na região da fronteira do Brasil com o Paraguai.

Nos siga no Google Notícias