A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 07 de Dezembro de 2016

20/01/2011 15:51

Rio Aquidauana sobe 5,8 metros e deixa autoridades em alerta

Fabiano Arruda

Chuva atinge o município desde o início da semana

Caso nível continue subindo, famílias ribeirinhas serão removidas. (Foto: Plinio de Goes)Caso nível continue subindo, famílias ribeirinhas serão removidas. (Foto: Plinio de Goes)

A chuva que atinge região do município de Aquidauana, desde o começo da semana, fez o nível do rio chegar a 5,8 metros, segundo informações do Corpo de Bombeiros da cidade.

O nível considerado normal pelos bombeiros é de 3,5 metros.

A Gerência de Obras e Serviços Urbanos de Aquidauana, juntamente com a Defesa Civil local e o Corpo de Bombeiros, monitora a situação, caso haja necessidade de remover os ribeirinhos nas áreas consideradas de risco.

“Nossas equipes estão de plantão para agir caso seja necessário”, disse o gerente de Obras e Serviços Urbanos, Archibald Macintyre. A medição do nível do rio é feita pelo menos três vezes ao dia.

Archibald Macintyre também afirmou que, caso a chuva não pare e o nível do rio suba para 6 metros, “o sinal amarelo será aceso”. “Aí teremos que comunicar as famílias e começar a remoção”, explicou, afirmando que a Gerência de Assistência Social irá cuidar dos ribeirinhos numa eventual transferência.

Embora o nível do rio esteja alto, Macintyre afirma que a chuva não causou grandes estragos na cidade, mas os transtornos são visíveis nos distritos, aldeias e ruas não pavimentadas

Bonito - Outra cidade atingida pela chuva desde o início da semana é Bonito. No entanto, segundo o vereador Clovis Enoir Schmidt, não foram registrados grandes estragos. “Vemos transtornos normais dessa época do ano, mas nenhum prejuízo de grande proporção”.

Em um dos balneários de Bonito, o nível do rio Formoso subiu cerca de um metro desde o início da semana. Com isso, a água, normalmente cristalina, está turva. Um funcionário do balneário revela que, caso a chuva pare, são necessárias pelo menos oito horas para que a água volte ao normal.




imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions