A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 20 de Fevereiro de 2017

26/09/2015 10:21

Rio Brilhante comemora 86 anos com entrega de prédios, obras e shows

Renata Volpe Haddad
Praça Doutor BoaVentura, considerada uma das mais bonitas do Estado. (Foto: Divulgação)Praça Doutor BoaVentura, considerada uma das mais bonitas do Estado. (Foto: Divulgação)

Rio Brilhante, município distante 163 km de Campo Grande, comemora neste sábado (26), 86 anos de emancipação político- administrativa. A programação de aniversário começou no dia 18 de setembro com inauguração dos prédios dos Correios e da subprefeitura de Prudêncio Thomaz (Aroeira).

Hoje acontece entrega de obras, atividades esportivas e culturais. Às 9h da manhã, o prefeito Sidney Foroni (PMDB) entregou a obra do Centro de Educação Infantil construída próximo à rodoviária.

Também está sendo inaugurada a nova Praça do Rotaract. No período da tarde, acontece o Torneio HandRio de Handebol no Ginásio de Esportes e às 16h no Estádio Ninho da Águia, tem a final do Campeonato Municipal de Futebol Amador.

Na noite de hoje, a partir das 19h, na praça Dr. Boaventura acontece o primeiro Festival de Bandas e Fanfarras e depois, haverá shows com a Banda Fonte Luminosa do Paraná e com a cantora Carol Machado e grupo.

História – Ligada à República Paraguai, Rio Brilhante recebeu seu primeiro morador em 1835, o mineiro Antônio Gonçalves Barbosa, na região denominada "Campos de Vacaria"

Em 1900, Francisco Cardoso, considerado o fundador do município, ergueu um cruzeiro, marcando assim o nascimento de uma comunidade. Em 26 de setembro de 1929, aconteceu a promoção de Entre Rios a município, iniciando sua independência político-administrativa. Mais tarde em 1943, teve seu nome mudado para Caiuás, em consideração à tribo indígena primitiva da região.

A alteração do nome aconteceu em 30 de setembro de 1948, passando a denominar-se Rio Brilhante, em homenagem ao rio que irriga as áreas e faz limite do lado sul.

Em 2011, por lei municipal e estadual Rio Brilhante recebeu o título da Capital do Chamamé, com o objetivo de resgatar as raízes musicais de Mato Grosso do Sul, valorizando assim os artistas que aqui residem e trabalham com muito amor e respeito à sua origem e com o intuito de firmar-se como um marco cultural no calendário de eventos de toda a região.

Em Rio Brilhante, Comercial busca vaga na semifinal do Estadual de futebol
O Comercial de Campo Grande enfrenta o Águia Negra, neste domingo, às 17 horas, no Estádio Ninho da Águia, em Rio brilhante. O jogo vai fechar a roda...
Corpo de jovem é encontrado com mãos e pés amarrados em matagal
O corpo do jovem Joni Espíndola Batista, 18, foi encontrado no meio de um matagal em estrada vicinal, com os pés e as mãos amarradas com uma corda. O...



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions