A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 11 de Dezembro de 2016

23/11/2014 07:15

Rochedo comemora neste domingo 66 anos de emancipação

Viviane Oliveira
Cidade completa 66 anos neste domingo. (Foto: divulgação/Prefeitura)Cidade completa 66 anos neste domingo. (Foto: divulgação/Prefeitura)

A cidade de Rochedo, distante 74 quilômetros de Campo Grande, comemora neste domingo 66 anos. O município tem pouco mais de 5 mil habitantes.

Veja Mais
Motorista embriagado atropela ciclista e foge sem prestar socorro
Rapaz foge de policial a paisana e abandona mochila com 18 kg de droga

O prefeito João Cordeiro declarou que neste ano não terá nada em comemoração ao aniversário, pois está reduzindo ao máximo os gastos com o objetivo de garantir a folha de pagamento dos funcionários públicos, o que vai possibilitar uma maior circulação de dinheiro na cidade.

De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a formação do povoado de Rochedo teve início em 1931, quando baianos, alagoanos e pernambucanos acamparam à margem do Rio Aquidauana na tentativa de descobrir mouchões diamantíferos. 

Os esforços do povo nordestino foram compensados pela descoberta de jazidas de diamantes. Com os bons resultados, foram chegando mais gente para a região, mas o desenvolvimento rápido foi passageiro.

Os meios rudimentares utilizados na garimpagem determinaram a queda de produção e estagnação. Os garimpeiros, então, foram em busca de riquezas em outro lugar. Os que ficaram na região voltaram a atenção para a agricultura, pecuária e extração da madeira, como nova possibilidade econômica da povoação.

Os primeiros povoadores de Rochedo foram Aparício Menezes, Severino Mourão, mais conhecido por Buriti, João Avelino de Souza, Afonso de Araújo Pessoa, Albino de Castro Coimbra, João Silva e vários outros que constituíram a cidade.

Motorista embriagado atropela ciclista e foge sem prestar socorro
Guinovaldo Aguiar Gama, de 53 anos, foi preso em flagrante depois de ter atropelado um ciclista na região central de Itaporã, 227 quilômetros de Camp...
Rapaz foge de policial a paisana e abandona mochila com 18 kg de droga
Homem fugiu deixando uma mochila com 18 quilos de maconha, depois de ser abordado esta manhã (10) por um policial a paisana na rodoviária de Ponta Po...
Marido agride mulher e tenta se enforcar em seguida, mas vai preso
Depois de agredir a esposa, de 45 anos, homem de 26, tentou se enforcar, mas acabou preso, esta noite (10) em Vicentina, a 255 quilômetros de Campo G...



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions