ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 24º

Interior

Ruralistas pedem apoio da PF para impedir retomadas de terras por indígenas

Ana Paula Carvalho | 02/06/2011 16:00

Produtores rurais de Douradina, município distante 196 quilómetros de Campo Grande, estiveram na manhã dessa quarta-feira (01) na sede da Polícia Federal de Dourados para pedir apoio na tentativa de impedir que indígenas retomem mais propriedades naquele município.

No último sábado, aproximadamente 20 famílias de índios Kaiowá da Aldeia Lagoa Rica retomaram um dos seis lotes de terra da antiga colônia agrícola de Douradina.

De acordo com o assistente técnico da Funai em Dourados, Diógenes Cariaga, essa área está sob investigação dos peritos da Funai, mas os ruralistas dificultam esse trabalho. “Os peritos têm dificuldade de chegar a essas áreas por elas serem particulares e os produtores impedirem a entrada”, afirma.

O presidente do sindicato rural de Douradina, Cláudio Pradella, disse ao site Diário MS que os agricultores prometem se mobilizar contra novas invasões no município. “O primeiro passo é de informar ao delegado da Polícia Federal sobre a situação em que se encontram estes produtores, diante a ação dos indígenas no local. Após isso, se não houver acordo vamos entrar com pedido de reintegração de posse, sendo que até o momento não existe a intenção de confronto com os índios”, afirmou.

Para os produtores rurais, as ocupações prejudicam a economia do Mato Grosso do Sul, além de trazer prejuízos para os agricultores que tem as terras invadidas. Eles ainda acusam a Funai de incentivar novas retomadas.

Outro lado- De acordo com o assistente técnico da Funai, Diógenes Cariaga, há uma ideia equivocada por parte dos produtores rurais, quando eles, sem entender a função do Órgão, acreditam que as retomadas de terras são estimuladas pela Funai. “Os ruralistas não entendem que o papel do Órgão é promover e proteger a população indígena no território nacional. Nós não incentivamos nenhuma retomada”, diz.

Nos siga no Google Notícias