A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 06 de Dezembro de 2016

17/10/2011 19:20

Sanesul faz melhorias na rede de água de Corumbá e atende 1.500 famílias

Edmir Conceição*

Principal objetivo da troca das tubulações é fazer com que a água chegue com mais rapidez aos moradores da parte alta da cidade.

Operários trabalham na substituição de tubulação de água em Corumbá.Operários trabalham na substituição de tubulação de água em Corumbá.

A Sanesul executou intervenções operacionais de melhoria no sistema de abastecimento de água de Corumbá, com a substituição de parte da rede de distribuição do município. O principal objetivo da troca das tubulações é fazer com que a água chegue com mais rapidez aos moradores da parte alta da cidade. O investimento foi de R$ 85,7 mil, de recursos próprios, e beneficia diretamente 1.500 famílias corumbaenses.

A intervenção contemplou a substituição de 700 metros de rede de ferro fundido, de diâmetro de 100 milímetros, por PVC de 150 mm. Foram implantados também 250 metros de rede de PVC de 50 mm. A substituição por PVC se deu porque, com o tempo, as tubulações de ferro galvanizado sofrem desgaste natural do material e seu diâmetro diminui, dificultando a passagem da água.

“Todos os dias, nós temos que parar o bombeamento do sistema para recuperar o nível do reservatório. Com isso, a parte alta da cidade tinha o fornecimento de água diminuído, pois o tempo não era suficiente para abastecer toda a região”, explica o gerente regional de Corumbá, Sérgio Philbois. Com a nova rede, os moradores recebem mais água e por mais tempo.

Conforme Philbois, após a substituição da rede, não foi necessário enviar o caminhão-pipa para atender a parte alta. “Os moradores da rua Tenente Mendes, que é a última rua do último bairro do Corumbá, o Pantanalzinho, não precisam mais do reforço da Sanesul, pois a água está chegando até eles”. Os bairros beneficiados são Piúva, Guanã I, Guanã II, Loteamento Pantanal, Novo Habitar, Sem-Teto e Casa Nova.

De acordo com o supervisor técnico Gregório Curvo Neto, para execução da intervenção, foi necessária a detonação de explosivos, devido ao solo rochoso, o que dificultou e encareceu a execução dos trabalhos. “Antecipamos em aproximadamente três horas o abastecimento dos bairros mais distantes, os quais eram os mais prejudicados do nosso sistema. Ainda não chegamos ao ideal, que seria um abastecimento ininterrupto em toda a nossa Corumbá, porém estamos nos esforçando para chegar a essa situação”, informa o supervisor.

O diretor comercial e de operações, José Roberto Cardoso, explica que a ação é a última etapa de um trabalho que vem sendo executado há cerca de um ano e meio. “Esta é a finalização de um somatório de ações, como substituição de redes, setorizações e fechamentos de zonas de pressão, entre outras, as quais visaram aumentar o volume de água armazenada no reservatório e, assim, melhorar o abastecimento daquela região de Corumbá”, explica o diretor.

(*) Com informações da assessoria de imprensa da Sanesul

Homem tem pescoço cortado e é encontrado morto em rodoviária
Diones Luiz Pedrosa Farias, 21, foi encontrado morto com o pescoço cortado com uma faca, na rodoviária de Amambai, distante 366 km de Campo Grande, n...
Boliviana indiciada após tragédia com voo da Chape pede refúgio em MS
A boliviana Celia Castedo Monasterio, indiciada pelo Ministério Público de seu país por ter autorizado o plano de voo da Chapecoense, com saída em Sa...



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions