A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 10 de Dezembro de 2016

01/04/2011 23:20

Saúde suspende cirurgias de redução de estômago em Corumbá

Paulo Fernandes

As cirurgias bariátricas (de redução de estômago) foram canceladas no Hospital de Caridade de Corumbá – município a 419 km de Campo Grande, na fronteira com a Bolívia. A informação foi divulgada nesta sexta-feira pela Prefeitura daquela cidade.

A decisão do Conselho Municipal de Saúde foi homologada pelo secretário municipal de Saúde, Lauther da Silva Serra, e pelo então secretário municipal de Ações Sociais, Lamartine Figueiredo Costa. A resolução também suspendeu qualquer repasse do Fundo Municipal de Saúde destinado ao procedimento.

Na resolução, o Conselho acata parecer de uma subcomissão de controle e avaliação dos serviços de saúde que considerou o Programa de Cirurgia Bariátrica em Corumbá "desfavorável devido à falta de condições de realização da cirurgia pela Associação Beneficente Corumbaense".

A cirurgia bariátrica é realizada nos chamados obesos mórbidos, com peso muito acima do ideal.

Em maio de 2010, uma Junta Interventora assumiu a administração da Santa Casa. Segundo o secretário municipal de Saúde, a Prefeitura e a Junta Interventora estão elaborando e viabilizando um projeto para que o hospital possa realizar as cirurgias bariátricas por meio de convênio com o SUS (Sistema Único de Saúde).

Antes, a Prefeitura pagava pelo procedimento. "O Município é o primeiro interessado em oferecer este serviço à população corumbaense. Mas, para isso, precisamos solucionar os problemas estruturais que o hospital ainda apresenta para, depois, expandir nossa atuação", afirmou o secretário Lauther da Silva Serra.

Carreta da Justiça realiza 368 atendimentos na terceira etapa do projeto
Em oito dias de atendimentos da Carreta da Justiça em Taquarussu - município localizado a 332 km de Campo Grande -, o projeto do TJ-MS (Tribunal de J...
Sidrolândia comemora aniversário com 'balada cristã' e jogos do Operário
Sidrolândia - cidade localizada a 71 km de Campo Grande - completa no domingo (11) 63 anos de emancipação e vai receber várias atrações para comemora...
Mesmo algemada, mulher usa isqueiro e coloca fogo em viatura policial
Elaine Cristina da Silva de 37 anos foi presa na noite de ontem (8) em Sonora, distante 364 km de Campo Grande, por porte ilegal de arma. Porém, mesm...



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions