A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 10 de Dezembro de 2016

27/03/2015 12:26

Secretaria de Saúde confirma segundo caso de raiva animal

Flávia Lima
Animais continuam sendo vacinados para evitar novos casos da doença. (Foto:Divulgação)Animais continuam sendo vacinados para evitar novos casos da doença. (Foto:Divulgação)

A secretaria de Saúde de Corumbá confirmou na manhã desta sexta-feira (27), o segundo caso de raiva animal registrado este mês na cidade. Segundo a chefe do Centro de Zoonoses, Walkíria Arruda, o órgão recebeu a informação de que o resultado do exame realizado em um cão no bairro Popular Nova foi atestado positivo.

Veja Mais
CCZ identifica caso de raiva animal e adota medidas para impedir transmissões
Carreta da Justiça realiza 368 atendimentos na terceira etapa do projeto

Segundo Walkíria, o cão havia atacado a própria dona, que relatou o caso na unidade de saúde onde buscou atendimento. Uma equipe foi à residência e recebeu a informação de que o cão já estava morto e teria sido descartado.

Os agentes foram até o local onde o animal havia sido enterrado e coletaram material, que foi trazido para a Capital. O cachorro não foi vacinado na última campanha já que havia nascido após o período de imunização.

Antes de tomar conhecimento do resultado, o CCZ já havia decidido antecipar a vacinação no bairro. A imunização teria início na manhã deste sábado (28), porém foi antecipada para hoje, com agentes de saúde indo nas casas e orientando a população, como ocorreu no bairro Nova Corumbá, onde foi confirmado o primeiro caso da doença, semana passada.

A imunização prossegue durante o final de semana, inclusive com plantão na sede da instituição da Secretaria de Saúde da prefeitura de Corumbá.

Como precaução, a prefeitura vai capturar cães não domiciliados, que serão encaminhados ao CCZ e ficarão no centro de controle durante três dias onde aguardarão o proprietário, com a carteirinha de vacinação do animal, para ser liberado.

Por isso, a recomendação é de que a população não deixe os animais soltos na rua, já que eles também estão sujeitos a contrair o vírus da doença.

Doença

A raiva é uma doença infecciosa que afeta os mamíferos. Ela é causada por um vírus que se multiplica primeiro nos nervos periféricos e, depois, ataca o sistema nervoso central. Em seguida, atinge as glândulas salivares, de onde se multiplica e se propaga.

Portanto, a transmissão ocorre por meio do contato da saliva via lambida em feridas abertas, mucosas ou arranhões e mordedura. Não existe cura, inclusive no ser humano infectado. Por ocorrer em animais e também afetar pessoas, é considerada uma zoonose.




imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions