A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 08 de Dezembro de 2016

19/12/2010 21:55

Seis cidades do estado terão curso técnico em saúde bucal

João Humberto

Amambai, Bonito, Dourados, Fátima do Sul, Mundo Novo e Rio Verde de Mato Grosso vão receber o curso técnico em Saúde Bucal - Eixo tecnológico Ambiente, Saúde e Segurança. O curso é oferecido pela Escola Técnica do SUS (Sistema Único de Saúde) “Professora Ena de Araújo Galvão”, de Campo Grande.

O curso de nível médio já foi realizado em Campo Grande, Bonito, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã, Jardim, Três Lagoas, Aquidauana, Cassilândia, Coxim e Paranaíba. Amambai e Dourados recebem pela segunda vez o programa de estudos, voltado aos profissionais que trabalham na rede de saúde pública e em consultórios odontológicos. O curso é ministrado por professores credenciados e capacitados pela Escola Técnica do SUS.

Serão oferecidas 35 vagas para cada cidade, que também pode atender municípios da região. O curso é realizado no período noturno. A carga horária é de 1.200 horas, com duração de aproximadamente dois anos.

O curso é feito em três módulos que incluem disciplinas como educação para o cuidado da saúde, nutrição, psicologia, metodologia de ensino científico, anatomia dental, acolhimento ao paciente, ergonomia, biossegurança, periodontia e administração. O profissional é capacitado para atuar nas unidades básicas de saúde e auxiliar o dentista dentro do consultório odontológico na escovação supervisionada, lavagem instrumental e esterilização dos equipamentos.

O técnico também é apto a fazer raspagem supragengival. De acordo com Maria Regina Rizzatti Ferreira, da escola técnica do SUS, as atividades desenvolvidas pelos técnicos “adiantam bastante o trabalho do dentista”, além de proporcionar um “atendimento mais humanizado ao paciente”. O curso deve começar entre fevereiro e março de 2011. (Com informações da assessoria do governo de MS).




imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions