ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, TERÇA  19    CAMPO GRANDE 27º

Interior

Sem receber, servidores acusam sindicato de conivência com prefeitura

Funcionários públicos não receberam dezembro e administrativos da educação também ficaram sem o 13º; sindicato diz que faltava assinatura digital do prefeito para liberar dinheiro

Helio de Freitas, de Dourados | 18/01/2017 10:58
Prefeitura de Bela Vista, na fronteira com o Paraguai (Foto: João Carlos Velasquez)
Prefeitura de Bela Vista, na fronteira com o Paraguai (Foto: João Carlos Velasquez)

Servidores municipais de Bela Vista, município a 322 km de Campo Grande, na fronteira com o Paraguai, ainda não receberam o salário de dezembro de 2016. Além disso, os administrativos da educação também ficaram sem o 13º salário. As categorias ameaçam entrar em greve se os atrasados não forem pagos nesta semana.

O município de 23 mil habitantes tem 682 servidores concursados e aproximadamente 180 comissionados (contratados sem concurso público).

Ao Campo Grande News, servidores municipais afirmaram que o prefeito Reinaldo Piti (PSDB) pretende parcelar o salário atrasado, mas os funcionários rejeitam a proposta. Eles também acusam o sindicato que representa o funcionalismo municipal de conivência com a prefeitura.

“O presidente do sindicato apoiou o prefeito na campanha eleitoral e agora não cobra, não defende os servidores”, afirmou um funcionário da prefeitura. “Já estamos completando o segundo mês sem receber”.

O mesmo servidor afirmou que do dia 1º deste mês até agora a prefeitura recebeu pelo menos R$ 2 milhões, mas se nega a pagar os salários de dezembro porque o ex-prefeito Douglas Gomes não deixou dinheiro em caixa, como determina a LRF (Lei de Responsabilidade Fiscal).

Faltam assinaturas – O presidente do sindicato, Ramão Melo Ortega, rebate as acusações de conivência com o atraso e diz que os salários não foram pagos por uma questão burocrática.

Segundo ele, ainda faltava inserir no sistema as assinaturas eletrônicas do prefeito e dos secretários de Educação e de Finanças, por isso o dinheiro do Fundeb (Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica) não foi liberado para pagar o 13º dos administrativos e o salário de dezembro de todos os servidores.

Ramão Ortega disse que uma possível greve seria considerada ilegal, já que a responsabilidade pelo pagamento da folha em atraso era do ex-prefeito Douglas Gomes. O sindicalista ainda informou que os atrasados devem ser pagos ainda nesta semana.

Só semana que vem – Ao contrário do informado pelo presidente do sindicato, o prefeito Reinaldo Piti disse à reportagem que os atrasados só devem começar a ser pagos na semana que vem.

“A administração anterior não deixou o recurso empenhado, recebemos apenas dívidas. Sabemos que o servidor vem em primeiro lugar, mas só agora estamos começando a receber os recursos e até as senhas de bancos. Acredito que até a semana que vem vamos começar a colocar a casa em ordem”, afirmou o tucano. (Colaborou João Carlos Velasquez, de Bela Vista)

Nos siga no Google Notícias