ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 27º

Interior

Semana de Tecnologia debate produção de alimentos sem agrotóxico

Helio de Freitas, de Dourados | 17/10/2016 07:54
Produção de alimentos orgânicos é tema da Semana Nacional de Tecnologia na Uems (Foto: Divulgação)
Produção de alimentos orgânicos é tema da Semana Nacional de Tecnologia na Uems (Foto: Divulgação)

Tendo como tem principal a produção de alimentos livres de agrotóxicos, começa nesta segunda-feira (17) a 13ª Semana Nacional de Tecnologia na Uems (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), que tem sede em Dourados, a 233 km de Campo Grande.

De acordo com a Uems, o tema “A Ciência Alimentando o Brasil” foi escolhido após a ONU proclamar 2016 como o Ano Internacional das Leguminosas.

Como parte da programação, os cursos de física, letras, matemática, biologia e mestrado em educação científica e matemática (unidade de Dourados) e biologia (unidade de Ivinhema), desenvolveram uma programação regional inspirada na expressão guarani “Tekoha Hesãi Rehegua”, que evoca a ideia de saúde como harmonia do corpo e alma de todos os seres vivos.

O professor de letras Adilson Crepalde disse que a iniciativa destaca a questão ecológica, embasada no pensamento guarani-kaiwoá do termo “Tekoha”, segundo o qual todo o universo compartilhado pelo homem e elementos da natureza está interligado.

Hoje às 19h, no anfiteatro da Uems em Dourados, tem a palestra de abertura “Segurança alimentar e nutricional e educação ambiental: Os desafios frente ao agronegócio”, com Rodrigo de Azevedo Lamosa (UFRRJ) e Verônica Gronau Luz (UFGD).

Amanhã à noite, na Feria Agroecológica do Parque dos Ipês, haverá roda de conversa com especialistas e produtores de alimentos orgânicos.

Já no anfiteatro da Uems, amanhã à noite tem a palestra “Educação, trabalho e lugar: a escola como espaço de produção de conhecimentos textualizados”, com Maurício Compiani, da Unicamp.

Na quarta-feira, das 9h às 17h haverá mostra de ciências para estudantes de escolas públicas.

A Uems também vai realizar ações para alunos de escolas públicas nas unidades de Dourados, Maracaju, Nova Andradina e Jardim, com mesa redonda, oficinas e exposição do planetário do Projeto Saturno.

Nos siga no Google Notícias