A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 03 de Dezembro de 2016

30/06/2011 07:47

Simpósio em Três Lagoas discute complexo celulose-papel em MS

Vanda Escalante

Universidades de Mato Grosso do Sul, entidades não governamentais e a Comissão Pastoral da Terra de Três Lagoas realizam, de hoje (30) até sábado (02) o I Simpósio sobre a Formação do Complexo Celulose-papel em MS: Limites e Perspectivas. O evento será realizado no auditório da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) em Três Lagoas.

Segundo os organizadores, o evento visa promover a reflexão sobre a expansão do plantio de eucalipto na região leste de Mato Grosso do Sul, bem como discutir as conseqüências da instalação das fábricas de celulose e papel no tocante às questões ambiental, social e trabalhista.

O Simpósio é dirigido a estudantes, professores, autoridades do setor público, agentes sociais e de pastoral, sindicalistas, proprietários rurais, comerciantes, trabalhadores e trabalhadoras do campo e da cidade. O evento promete reunir estudiosos e pesquisadores do assunto.

Apesar de ter seu desenvolvimento significativo a partir da troca de ativos, em 2006, entre a IP (International Paper) e a VCP (Votorantim Celulose e Papel, atual Fibria), Três Lagoas já é considerada o futuro epicentro do setor florestal. Setores do agronegócio empresarial inclusive já fazem a propaganda dizendo que Três Lagoas é a “capital mundial da celulose”.

O evento conta com recursos da Fundect/MS (Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul), sendo uma iniciativa das Universidades Federal e Estadual de MS e da Universidade Federal da Grande Dourados. Integram também a comissão organizadora: GETT, GEA, AGB/TL, LABET, LETUR, CPT/MS, PET-História, mestrado em Geografia/UFMS, e Edepe (Escola da Defensoria Pública do Estado de São Paulo).

Escritor douradense lança na terça livro sobre 40 anos de carreira
Será lançado na próxima terça-feira (6) em Dourados - cidade localizada a 233 km de Campo Grande - o livro "A Felicidade pela Literatura: Ensaio entr...
Comércio de Ponta Porã funcionará em horário especial neste fim de ano
O comércio de Ponta Porã - cidade localizada a 323 km de Campo Grande - irá funcionar em horário especial neste fim de ano. Os horários e dias foram ...
MPF entra com ação para garantir pesca e extração à comunidade ribeirinha
Foi ajuizada ação civil pública pelo MPF (Ministério Público Federal) para garantir o direito a pesca de subsistência e extrativismo sustentável da c...



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions