A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 22 de Janeiro de 2017

08/11/2013 22:29

Sindicato Rural realiza com Apae ação pioneira de equoterapia

Vinícius Squinelo

Ampliar as ações sociais e promover benefícios à população de Rio Brilhante. Foi com este objetivo que o Sindicato Rural do município iniciou em 2011 um projeto pioneiro em Mato Grosso do Sul e que hoje é referência no tratamento de saúde de crianças e jovens com deficiência. Através da equoterapia, pacientes da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) participam de atividades de estímulo e desenvolvimento motor e interação social.

A equoterapia consiste em um método terapêutico e educacional, através da utilização de cavalos nas áreas de saúde, educação e equitação, em busca do desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiências ou necessidades especiais.

Segundo a presidente do Sindicato Rural de Rio Brilhante, Volnete Inês Aléssio Matos, a iniciativa surgiu após perceber a ausência de apoio a entidades que realizassem atividades com pessoas com deficiência e, posteriormente de um contato com a Polícia Militar, que já realiza atividades de equoterapia no Estado em parceria com outras instituições. "Ao procurar a PM fomos orientados a buscar o curso da Associação Nacional de Equoterapia (Ande Brasil), localizada em Brasília, e após participarmos de um treinamento, em março de 2012, Sindicato Rural, APAE e Prefeitura firmaram esta parceria que já traz grandes benefícios à cidade", aponta Volnete.

As atividades são realizadas por uma equipe formada por dois fisioterapeutas, um psicólogo, um equitador e dois voluntários, que atendem cerca de 15 pacientes da Apae uma vez na semana.

De acordo com a fisioterapeuta da Apae, Marcia Azambuja, as atividades com os equinos já apresentam resultados positivos. O programa conta com dois cavalos treinados para atender a todas as necessidades dos pacientes, que demonstram mais confiança e equilíbrio, além do desenvolvimento psicomotor através das aulas. "O tratamento é executado pelo animal, através do movimento tridimensional. Os profissionais apenas norteiam a conduta. Para os pacientes, os benefícios são evidentes, variando de acordo com o caso, mas tanto os profissionais que trabalham junto aos alunos da Apae, quanto os familiares, percebem os resultados", relata. Em uma frase, a fisioterapeuta resume o sentimento de todos os envolvidos no projeto. "Estamos cada vez mais apaixonados por tudo o que a equoterapia tem feito pelos alunos".

As ações do projeto com os cavalos ocorrem gratuitamente no Sindicato Rural e devem ser ampliadas no próximo ano, segundo Volnete Matos. "Por enquanto apenas a Apae é assistida, mas nosso objetivo é atender mais grupos da sociedade e para 2014 estender o projeto a alunos da Rede Municipal de Ensino", adianta a presidente do sindicato. Mais informações sobre as atividades de equoterapia em Rio Brilhante podem ser obtidas no Sindicato Rural, pelo (67) 3452-7320.

Vizinhos acionam a polícia depois que mulher é agredida por esposo violento
Mulher de 29 anos teve de ser encaminhada a uma unidade de saúde devido as agressões do marido, 37, que a feriu no rosto durante uma discussão esta t...
Jovem é preso em flagrante depois de ter incendiado a casa da mãe
Jovem de 19 anos foi preso depois de ter incendiado a casa da própria mãe, 43, esta tarde (21) no Jardim Brasilândia em Dourados, cidade a 233 quilôm...
Homem é preso ao ser flagrado transportando 191 quilos de maconha
Hellington Sant Ana Mota, de 33 anos foi preso acusado de tráfico de drogas por transportar 191 quilos de maconha no porta-malas de um carro. O flagr...



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions