ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, SEXTA  10    CAMPO GRANDE 31º

Interior

Transmitido ao vivo, desfile da Independência homenageia 80 anos

Pelo menos 20 mil pessoas foram ao Centro de Dourados nesta segunda para assistir ao desfile de 54 instituições no 7 de Setembro

Helio de Freitas | 07/09/2015 11:20
Douradenses ocupam laterais da Avenida Marcelino Pires para acompanhar desfile da Independência (Foto: Eliel Oliveira)
Douradenses ocupam laterais da Avenida Marcelino Pires para acompanhar desfile da Independência (Foto: Eliel Oliveira)

Pelo menos 20 mil pessoas, segundo a organização, foram na manhã desta segunda-feira ao Centro de Dourados, a 233 km de Campo Grande, para assistir ao desfile cívico-militar em comemoração aos 193 anos de Independência do Brasil.

O desfile ocorreu na Avenida Marcelino Pires e o palco das autoridades foi montado na Praça Antonio João. Nem mesmo o calor intenso espantou os douradenses do evento tradicional. Às 9h50, quando o desfile estava na metade, a temperatura era de 34 graus.

No palco, além do prefeito Murilo Zauith (PSB), estavam vereadores, secretários municipais, os deputados estaduais Zé Teixeira (DEM), primeiro-secretário da Assembleia Legislativa, e José Carlos Barbosa (PSB) e comandantes do Exército, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.

Ao vivo – A novidade deste ano foi a transmissão do desfile ao vivo, através da plataforma Livestream, que permite assistir e transmitir vídeos utilizando uma câmera e um computador através da internet. A transmissão foi feita pelo site Exportiva, em parceria com a prefeitura.

O desfile foi aberto às 8h com a presença do Exército, que levou para a avenida equipamentos e carros de combate e demonstrou o efetivo e a estrutura usados no Sisfron (Sistema de Monitoramento de Fronteiras), cujo projeto-piloto está sendo implantado em Mato Grosso do Sul, na fronteira do Brasil com o Paraguai.

Depois desfilaram a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros e a Guarda Municipal. Em seguida entraram na avenida as instituições municipais de ensino, escolas particulares e entidades. No total foram 54 órgãos e entidades presentes no desfile, que durou quase uma hora a mais do esperado – terminou às 10h40.

Mônica e Cebolinha – Entre as instituições de ensino, o destaque ficou para a homenagem da Escola Clarice Bastos Rosa, do Jardim Macaranã, para o “mundo encantado de Maurício de Souza”. Bonecos gigantes dos personagens Cascão, Mônica e Cebolinha desfilaram pela Marcelino Pires.

Com o tema “80 Anos: Eu Conto Essa História”, o desfile faz parte da programação para celebrar o aniversário de 80 anos de Dourados, comemorado em 20 de dezembro.

De acordo com a prefeitura, o desfile contou com pelo menos seis mil integrantes, um recorde em relação a anos anteriores, quando o número de participantes chegava a dois mil. Conforme a secretária municipal de Educação, Marinisa Mizoguchi, entre as instituições de ensino que passaram pela avenida estavam escolas da zona rural e da reserva indígena de Dourados.

Pioneiros – Douradenses que ajudaram a construir a cidade de Dourados, emancipada em 1935, mas que começou a surgir ainda no século 19, foram homenageados no evento da Independência. Vários pioneiros desfilaram em carros antigos, semelhantes aos modelos que existiam na Dourados dos anos 30 e 40, quando a cidade tinha apenas duas ruas de terra.

Protesto – O desfile de 7 de Setembro na segunda maior cidade de Mato Grosso do Sul também não ficou sem o tradicional “Grito dos Excluídos”. Integrantes de movimentos sociais e sindicatos foram para a avenida para protestar.

Fanfarra de escolas da reserva indígena desfila no Centro de Dourados (Foto: Eliel Oliveira)
Fanfarra de escolas da reserva indígena desfila no Centro de Dourados (Foto: Eliel Oliveira)
Nos siga no Google Notícias