A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 08 de Dezembro de 2016

07/09/2015 11:20

Transmitido ao vivo, desfile da Independência homenageia 80 anos

Pelo menos 20 mil pessoas foram ao Centro de Dourados nesta segunda para assistir ao desfile de 54 instituições no 7 de Setembro

Helio de Freitas
Douradenses ocupam laterais da Avenida Marcelino Pires para acompanhar desfile da Independência (Foto: Eliel Oliveira)Douradenses ocupam laterais da Avenida Marcelino Pires para acompanhar desfile da Independência (Foto: Eliel Oliveira)

Pelo menos 20 mil pessoas, segundo a organização, foram na manhã desta segunda-feira ao Centro de Dourados, a 233 km de Campo Grande, para assistir ao desfile cívico-militar em comemoração aos 193 anos de Independência do Brasil.

Veja Mais
Cinco pessoas são atingidas por raio em colheita de cana e uma morre
PRF apreende carreta com 250 kg de agrotóxicos contrabandeados do Uruguai

O desfile ocorreu na Avenida Marcelino Pires e o palco das autoridades foi montado na Praça Antonio João. Nem mesmo o calor intenso espantou os douradenses do evento tradicional. Às 9h50, quando o desfile estava na metade, a temperatura era de 34 graus.

No palco, além do prefeito Murilo Zauith (PSB), estavam vereadores, secretários municipais, os deputados estaduais Zé Teixeira (DEM), primeiro-secretário da Assembleia Legislativa, e José Carlos Barbosa (PSB) e comandantes do Exército, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.

Ao vivo – A novidade deste ano foi a transmissão do desfile ao vivo, através da plataforma Livestream, que permite assistir e transmitir vídeos utilizando uma câmera e um computador através da internet. A transmissão foi feita pelo site Exportiva, em parceria com a prefeitura.

O desfile foi aberto às 8h com a presença do Exército, que levou para a avenida equipamentos e carros de combate e demonstrou o efetivo e a estrutura usados no Sisfron (Sistema de Monitoramento de Fronteiras), cujo projeto-piloto está sendo implantado em Mato Grosso do Sul, na fronteira do Brasil com o Paraguai.

Depois desfilaram a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros e a Guarda Municipal. Em seguida entraram na avenida as instituições municipais de ensino, escolas particulares e entidades. No total foram 54 órgãos e entidades presentes no desfile, que durou quase uma hora a mais do esperado – terminou às 10h40.

Mônica e Cebolinha – Entre as instituições de ensino, o destaque ficou para a homenagem da Escola Clarice Bastos Rosa, do Jardim Macaranã, para o “mundo encantado de Maurício de Souza”. Bonecos gigantes dos personagens Cascão, Mônica e Cebolinha desfilaram pela Marcelino Pires.

Com o tema “80 Anos: Eu Conto Essa História”, o desfile faz parte da programação para celebrar o aniversário de 80 anos de Dourados, comemorado em 20 de dezembro.

De acordo com a prefeitura, o desfile contou com pelo menos seis mil integrantes, um recorde em relação a anos anteriores, quando o número de participantes chegava a dois mil. Conforme a secretária municipal de Educação, Marinisa Mizoguchi, entre as instituições de ensino que passaram pela avenida estavam escolas da zona rural e da reserva indígena de Dourados.

Pioneiros – Douradenses que ajudaram a construir a cidade de Dourados, emancipada em 1935, mas que começou a surgir ainda no século 19, foram homenageados no evento da Independência. Vários pioneiros desfilaram em carros antigos, semelhantes aos modelos que existiam na Dourados dos anos 30 e 40, quando a cidade tinha apenas duas ruas de terra.

Protesto – O desfile de 7 de Setembro na segunda maior cidade de Mato Grosso do Sul também não ficou sem o tradicional “Grito dos Excluídos”. Integrantes de movimentos sociais e sindicatos foram para a avenida para protestar.

Fanfarra de escolas da reserva indígena desfila no Centro de Dourados (Foto: Eliel Oliveira)Fanfarra de escolas da reserva indígena desfila no Centro de Dourados (Foto: Eliel Oliveira)
Cinco pessoas são atingidas por raio em colheita de cana e uma morre
Um trabalhador rural identificado como Abmael Fernandes dos Santos, de 30 anos, morreu na tarde desta quarta-feira (7) ao ser atingido por um raio en...
Autores de 'arrastão' são presos após perseguição de moto; veja o vídeo
"Desculpem os palavrões, mas há situações em que a gentileza não é prioridade". Assim a Getam (Grupamento Especial Tático de Motos) publicou nesta qu...



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions