ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, TERÇA  19    CAMPO GRANDE 26º

Interior

UEMS recebe a partir de segunda-feira congresso de pesquisadores negros

Nyelder Rodrigues | 20/01/2017 21:59

A UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) de Dourados - cidade localizada a 233 km de Campo Grande - recebe entre segunda-feira (23) e sábado (28) a nona edição do Copene (Congresso Brasileiro de Pesquisadores/as Negros/as).

O evento, o maior do país sobre a temática racial, é organizado pelo Cepegre (Centro de Estudos, Pesquisa e Extensão em Educação, Gênero, Raça e Etnia) da UEMS e pela ABPN (Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as).

Para a coordenadora do Cepegre/UEMS, Maria José Alves de Jesus Cordeiro, o evento demonstra a força da universidade estadual no cenário dos debates sobre questões etnicorraciais em nível regional e global.

"O IX Copene tem como objetivo geral reunir pesquisadores negros para discutir, apresentar, ampliar e avaliar as ações e estratégias de combate ao racismo, às políticas públicas direcionadas à população negra brasileira e as produções científico-acadêmicas elaboradas nas últimas décadas", frisa Maria José.

Essa é a segunda vez que o evento é realizado em uma cidade do interior, tendo sido a primeira no ano de 2002, em São Carlos (SP). Também será a segunda vez que o mesmo é realizado na região Centro-Oeste. A primeira foi no ano de 2008, em Goiânia (GO).

O evento contará com a presença de pesquisadores de diversas universidades nacionais e internacionais, como Nilma Lino Gomes, ex-ministra das Mulheres, da Igualdade Racial, da Juventude e dos Direitos Humanos, e Kabengele Munanga, professor da USP (Universidade de São Paulo).

Estudiosos latino-americanos completam o time de palestrantes, entre eles Carlos Alvarez (Universidade de San Martin, Argentina), Júlio Pereyra (Universidade da Republica, Uruguai) e Anny Oroco (Universidade de Salamanca, Argentina).

Pelo http://eventos.sistemas.uems.br/pagina/p/ixcopene é possível conseguir mais informações sobre os palestrantes, temas e inscrições para o evento em Dourados.

Nos siga no Google Notícias