ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 28º

Cidades

Justiça de MS declara constitucional Lei Maria da Penha

Redação | 07/01/2009 17:26

O Ministério Público Estadual conseguiu convencer e o Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul considerou constitucional a Lei Maria da Pena. Sancionada em 2006 no País, foi criada para coibir a violência contra a mulher, estabelecendo punições mais severas aos agressores.

Em sessão na tarde desta quarta-feira, o TJ/MS acolheu o parecer do procurador-geral de Justiça, Miguel Vieira da Silva, pela legalidade da lei.

O debate começou há dois anos, a partir de decisão do juiz de Itaporã, pela inconstitucionalidade da lei. Em março de 2007, Paulino José da Silva foi preso em flagrante no município por lesão corporal contra a esposa Patrícia, medida que só se tornou possível depois da lei.

Logo depois, o agressor foi solto por ordem da Justiça, que considerou a lei inconstitucional, alegando ser discriminatória por enquadrar apenas os homens.

No mesmo ano, o MPE tentou reverter a decisão, mas em setembro de 2007, a 2ª

Turma Criminal do TJ negou o recurso sob a justificativa de que "a Lei Maria da Penha está contaminada por vício de inconstitucionalidade," por infringir os princípios da igualdade e da proporcionalidade.

Em defesa, o procurador

Nos siga no Google Notícias