ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Lei Seca não reduz acidentes nas estradas federais de MS

Redação | 16/06/2009 15:10

Criada com objetivo de reduzir acidentes, a Lei Seca completa no próximo sábado um ano de existência sem transformar a realidade em Mato Grosso do Sul. Dados da PRF (Polícia Rodoviária Federal) indicam que na prática não houve queda nos casos de acidentes e tampouco de mortes.

De 19 de junho de 2007 a 19 de junho de 2008 foram registrados 2.433 acidentes que mataram 119 pessoas. Já o levantamento feito desde que a nova legislação entrou em vigor até 15 de de junho deste ano aponta que as estradas federais que passam pelo Estado contabilizam 2.692 acidentes e 139 mortes.

O balanço apresentado em relação a Mato Grosso do Sul contraria estados como São Paulo, onde a Secretaria de Segurança Pública comemora a redução de mortes. Lá, foram registrados 3.750 óbitos entre julho de 2008 e abril de 2009 (depois da lei) - 6,92% menos que as 4.029 mortes do espaço entre julho de 2007 e abril de 2008 (antes da lei).

O chefe substituto do setor de policiamento e fiscalização da PRF em Mato Grosso do Sul, Mário Rodeigues Morais, aponta dados positivos no levantamento feito aqui. Ele afirma que, em média, o crescimento da frota e de motoristas, provoca aumento de 15% a 20 nos casos de acidentes.

Desta maneira, ele ressalta que o aumento observado no Estado foi pequeno quando se considera tais fatores.

Morais pontua ainda a PRF desenvolve um trabalho "para que a Lei Seca não morra". Ele explica que são feitos testes para aferir a quantidade de álcool no sangue dos motoristas mesmo quando os condutores não apresentam sinais de embriaguez.

Segundo Morais, esta é a rotina da PRF e os caminhoneiros já começam a sentir os reflexos desta ação. "Eles sabem que a Polícia faz os testes", destaca.

Morais lembra que o trabalho feito nas estradas do Estado já flagrou um motorista de veículo de carga bêbado às 11 horas, em plena atividade.

A Lei Seca proíbe que os condutores de veículo tenham mais de 0,2 g/l (dois decigramas por litro de sangue). Um copo de cerveja já é suficiente para pagar multa de R$ 955,00 e ter o direito de dirigir suspenso. Quem for flagrado em estado de embriaguez é preso.

Nos siga no Google Notícias