ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Manifesto na quarta pede fim da exclusividade nos consignados em MS

Fabiano Arruda | 30/01/2012 15:29

Para pedir o fim da exclusividade do Banco do Brasil nos empréstimos consignados a servidores estaduais em Mato Grosso do Sul, trabalhadores de financeiras fazem manifesto na quarta-feira, às 8h30, em frente a agência que fica na Afonso Pena com a Rua 13 de Maio em Campo Grande.

No dia, eles pretendem colher assinaturas de pessoas favoráveis ao tema no local e também de funcionários de financeiras do interior do Estado por email.

Na última semana, decisão do TRF 1 (Tribunal Regional Federal da Primeira Região), por meio da desembargadora federal Selene Maria de Almeida, negou agravo de instrumento da instituição. No entanto, ainda cabe recurso.

A determinação proíbe o Banco do Brasil de praticar a exclusividade no crédito consignado em Mato Grosso do Sul e outros seis estados, num total de cerca de 40 municípios, onde controla a folha de pagamento.

O banco recorria de decisão do Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica), que tem objetivo de preservar os princípios constitucionais de livre concorrência e livre iniciativa.

Segundo a presidente da ASDECC (Associação de Corretores de Crédito de Mato Grosso do Sul), Cleide Salentin, a prática gerou 800 demissões e o fechamento de 78 financeiras no Estado no ano passado. Além disso, ela reclama da política do banco. “Enquanto os juros das financeiras giram em torno de 2% ao mês para empréstimos consignados, as taxas do Banco do Brasil são o dobro”, critica.

Ainda conforme a presidente da ASDECC, o BB tem restringido os empréstimos aos servidores. Um dos principais motivos é a restrição de crédito dos funcionários públicos. “Hoje 95% dos servidores têm restrição”, comenta.

Cleide pede que os trabalhadores de financeiras do interior do Estado interessados em participar do manifesto entrem em contato pelo email asdeccms@hotmail.com ou pelo telefone 3044-7533.

BB – A reportagem entrou em contato com a assessoria de imprensa do Banco do Brasil nesta segunda-feira. A informação é de que a assessoria retornaria sobre o assunto.

Nos siga no Google Notícias