ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 18º

Cidades

Maria e José são os mais populares do Estado e da Capital, aponta IBGE

Antonio Marques | 27/04/2016 20:25

Os nomes de origem bíblica continuam sendo a preferência dos pais em Mato Grosso do Sul e em Campo Grande. Acompanhando a tendência nacional, Maria e José são os mais populares no estado e na Capital. São mais de 100 mil Marias e 53.311 Josés. Os dados fazem parte do projeto Nomes no Brasil, identificados no pelo Censo Demográfico do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas) de 2010.

Conforme o levantamento, foram observados mais de 130 mil nomes diferentes na população brasileira, sendo pouco mais de 63 mil masculinos e 72,8 mil femininos, considerando a existência de nomes comuns aos dois sexos. O IBGE considerou apenas o primeiro nome. O nome preferido no Brasil é Maria, com 11,7 milhões de mulheres. José, com 5,7 milhões é o mais comum para homens no País.

De origem no hebraico, Maria é um nome bíblico e significa senhora soberana, pura e vidente. Uma curiosidade desse nome é que, embora seja feminino, é muito comum o encontrarmos na composição de alguns nomes masculinos como Antonio Maria e José Maria. A personagem mais comum de nome Maria foi a mãe de Jesus Cristo, denominada virgem Maria, segundo a Bíblia cristã

De mesma origem, José significa acréscimo do senhor ou Deus acrescenta. Indica uma pessoa sensível, mas confiante e generosa, que tende a sofrer com problemas e aflições de pessoas próximas. É harmonioso e conciliador, capaz de intermediar as mais difíceis situações.

Os mais conhecidos personagens bíblicos com o nome José foram São José, pai criador de Jesus Cristo e José do Egito, décimo primeiro filho de Jacó e Raquel. Trata-se de um nome muito popular, desde a idade média até os tempos atuais.

Na Capital, conforme os dados do projeto, em 2010 foram identificados mais de 31 mil nomes de Maria e pouco mais de 14 mil Josés. Depois desses, outro nome com história bíblica, João é o terceiro mais popular no Estado e em Campo Grande, com 40.202 e 12.078, respectivamente.

Conforme o projeto do IBGE, é possível verificar quais os nomes mais populares até a década de 30, que caíram no desuso nos anos 2000, e os que passaram a surgir a partir de nomes de pessoas famosas no País.

Nomes mais populares no País, conforme o projeto Nomes no Brasil.
Nomes mais populares no País, conforme o projeto Nomes no Brasil.

É possível saber que a partir de 2000 nomes como Cauã, Rian, Enzo Kailane e Sophia ganharam popularidade. Também é interessante observar a partir de alguns esportistas ou artistas que tiveram destaque na história, como o próprio Cauã, referindo-se ao ator; Ayrton, foi muito frequente na década de 90, quando o piloto de Fórmula 1, fazia os brasileiros pararem na frente da TV para ver a corrida de carros.

Mas nem todos os nomes são encontrados no projeto que apresenta apenas os que aparecem 20 vezes ou mais para o total do Brasil; ao menos 15 vezes iguais para o Estado e nos municípios a frequência de ao menos 10 nomes.

Para quem tem nomes exclusivos como os irmãos Arakan e Kayodê, de 13 e 10 anos, não aparece no projeto. Filhos da jornalista Silvia Constantino, ela explica que os nomes dos meninos são nomes africanos de origem iorubá (constituem o segundo maior grupo étnico na Nigéria).

Conforme a mãe, Arakan significa “vida” e Kayodê, “trouxe alegria”. “Sempre tivemos a preocupação de preservar nossas raízes e origem. Temos isso muito forte na nossa família”, explica Silvia, acrescentando que um amigo da esposo que indiciou os nomes, a partir de um dicionário de nomes africanos.

Quer saber se o seu nome é popular ou é exclusivo, nem aparece no projeto Nomes no Brasil, acesse o link disponível http://censo2010.ibge.gov.br/nomes.

Nos siga no Google Notícias