ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Marun anuncia recursos para o Plano Estadual de Resíduos Sólidos

Edmir Conceição | 14/09/2011 18:13

Durante o encerramento da 1ª Audiência Pública de Resíduos Sólidos – Região Centro-Oeste, realizado na tarde desta quarta-feira (14), no auditório do Sebrae-MS, o secretário de Habitação e das Cidades, Carlos Marun, anunciou a vinda de recursos no valor de R$ 1 milhão para a elaboração do Plano Estadual de Resíduos Sólidos.

O acerto da liberação do recurso foi feito em conversa com o secretário de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano do Ministério do Meio Ambiente (MMA), Nabil Georges Bonduki. “O secretário me disse que a previsão é de que até outubro essa verba estaria sendo liberada pelo Ministério do Meio Ambiente. A partir daí faremos a licitação para darmos inicio à elaboração do Plano Estadual de Resíduos Sólidos”.

Marun disse ainda que ficou muito satisfeito com o resultado da audiência e agradeceu a participação de todos.

Audiência - A audiência reuniu mais de 600 participantes, entre eles representantes de diferentes setores governamentais, empresas, organizações não governamentais e sociedade. Participam ainda representantes dos Estados de Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal.

O Plano Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) norteará as futuras ações com relação ao lixo produzido no País, conforme explicou o secretário nacional de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano, Nabil Bonduki (que representou a ministra do Meio Ambiente, Izabela Teixeira).

Nos dois dias de audiência foram discutidas questões como a separação correta do lixo, a redução do desperdício, a reciclagem e também o reaproveitamento de resíduos.

Agora a versão preliminar do Plano Nacional de Resíduos Sólidos será discutida em outras quatro audiências, nas regiões sul, sudeste, nordeste e norte, a serem realizadas no mês de outubro, nas seguintes datas:

04 e 05 - Região Sul: Curitiba/PR

10 e 11 - Região Sudeste: São Paulo

13 e 14 - Região Nordeste: Recife/PE

18 e 19 - Região Norte: Belém/PA.

Após as audiências regionais, será marcada uma audiência nacional a ser realizada em Brasília.

Nos siga no Google Notícias