ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Mesa debate participação de crianças em eventos públicos

Redação | 24/03/2009 11:55

No dia 1º de abril, quarta-feira, o Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente e o Comitê Estadual de Enfrentamento à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes debatem a participação de crianças e adolescentes em festas populares, como é o caso do Carnaval, por exemplo. O evento será às 14 horas, no Auditório Tertuliano Amarília do Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo.

Segundo o Comcex, um problema que ocorre durante as festas é o trabalho infantil em todas as frentes - desde a coleta de materiais recicláveis à venda de bebidas alcoólicas. Outra questão levantada é a falta de oferta de lazer aos jovens. Há ainda, a erotização de crianças e adolescentes em eventos de grande porte, o que propicia a exploração e o abuso sexual.

Para a coordenadora do Concex, Estela Scândula, é necessário criar mecanismos de proteção aos direitos e incentivar o lazer com consciência, para evitar o trabalho infantil e o acesso a substâncias ilícitas, além de coibir a exploração sexual, que em grandes eventos reflete um problema pontual da comunidade.

"As pessoas precisam entender que muitos desses problemas acontecem diariamente mas, ficam em evidência em grandes festas, o combate a violência deve ser cotidiano", diz. (Com informações da assessoria de imprensa).

Nos siga no Google Notícias