ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, SEXTA  10    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Militares irão cuidar de segurança de eleições no Haiti

Redação | 30/07/2010 12:07

O 2º Batalhão de Infantaria do 13º Contingente de Força de Paz estará no Haiti durante as eleições presidenciais do país, marcadas para o dia 28 de novembro. Além de reconstruir o Haiti após o terremoto e trazer estabilidade, a missão de conduzir as eleições também é delicada, já que diversos manifestantes exigem a renúncia do presidente haitiano, René Préval, e a cassação do Conselho Eleitoral Provisório, encarregado de organizar as eleições.

O treinamento do Batalhão terminou nesta sexta-feira, com uma formatura na praça do Rádio Clube. O embarque será no dia 15 de agosto.

Os 810 militares receberam as bênçãos do bispo de Campo Grande, D. Vitório, e foram elogiados pelo treinamento.

As atividades em campo ocorreram nos bairros José Abraão, Vila Nasser, Popular e em locais específicos: aeroporto, praça do Papa e Embrapa.

Dos 810 militares da missão, 517 são do Estado e destes, 80 são de Campo Grande. A expectativa antes do embarque, que acontecerá em sete levas, é grande dentre os militares.

Há quatro anos incorporado na Força Terrestre, o soldado Victor Luis, que serve em Corumbá, disse que espera ansioso o embarque para Porto Príncipe e que é a primeira vez que ele viaja para outro país. "A nossa companhia vai cuidar de patrulhamento e da segurança. E também há a questão das eleições", comentou.

Os militares planejam matar a saudade da família através da internet e também pelo telefone. O comando disponibiliza centros de informática especialmente para esse fim.

Na vida militar há 25 anos, o subtenente Vander José de Oliveira, faz parte da equipe de suprimentos da missão. O subtenente encara pela primeira vez uma missão de paz. "

Nos siga no Google Notícias