ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Ministério da Agricultura encaminha 266 cabeças de gado para abate em MS

Elverson Cardozo | 27/01/2012 23:36
Objetivo do abate é a repressão ao contrabando e o controle sanitário no Estado. (Foto: Divulgação)
Objetivo do abate é a repressão ao contrabando e o controle sanitário no Estado. (Foto: Divulgação)

Com irregularidades de identificação e suspeita de contrabando, dois lotes de bovinos de Mato Grosso do Sul – ao todo 226 cabeças – serão encaminhados para abate pelo Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento).

Os animais foram localizados durante operação da vigilância sanitária, em uma propriedade no município de Bela Vista, a 322 quilômetros de Campo Grande, na divisa entre o Brasil e o Paraguai.

Inspecionado por veterinários do Mapa e da Iagro (Agência de Defesa Sanitária Animal e Vegetal), não houve constatação de nenhum sintoma da febre aftosa no rebanho.

O objetivo do abate, segundo o governo, é a repressão ao contrabando e o controle sanitário no Estado. A propriedade onde os animais foram encontrados ficará interditada.

Segundo a Seprotur (Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário, da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo), a ação será feita em cumprimento à norma instituída pelo Mapa, que determina que todo e qualquer gado contrabandeado, mesmo os que não estiverem infectados com o vírus da aftosa, devem ser abatidos.

Continuam suspensas temporariamente as importações de carnes bovinas do Paraguai. Homens das forças armadas continuam na fronteira. Fiscais federais agropecuários e médicos veterinários estão atuando em 14 postos fixos, 10 barreiras volantes e algumas propriedades.

Eventos com aglomerações de bovinos e bubalinos estão suspensos em 11 municípios de fronteira.

Nos siga no Google Notícias