ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, TERÇA  07    CAMPO GRANDE 23º

Cidades

Ministério da Educação dobra número de vagas de Medicina em MS

Aline dos Santos | 08/06/2012 09:32

Nesta semana, ministro anunciou a abertura de 1.615 vagas em todo o país

Na UFMS de Campo Grande, serão mais 20 vagas. (Foto: Minamar Júnior)
Na UFMS de Campo Grande, serão mais 20 vagas. (Foto: Minamar Júnior)

O MEC (Ministério da Educação) vai dobrar a oferta de vagas em Medicina no Estado. Conforme portaria publicada nesta sexta-feira, as vagas vão passar de 110 para 220.

A UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) de Campo Grande, que oferecia 60 vagas, foi autorizada a ter mais 20. A UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados), que tem 50 vagas, terá mais 30.

Na unidade da UFMS em Três Lagoas, o curso foi criado com 60 vagas. Dados da CNES (Cadastro Nacional de Estabelecimento de Saúde) de 2011 mostram que Campo Grande concentra 60% dos médicos no Estado, no total de 3.333 profissionais.

Conforme o MEC, fica autorizada a expansão das vagas em cursos de Medicina de acordo com a capacidade de cada instituição, para manter a qualidade no ensino.

Nesta semana, o ministério anunciou a abertura de 1.615 vagas em todo o país, sendo 1.040 em 18 novos cursos em 12 Estados. Outras 800 vagas serão abertas em nove instituições particulares. Até o final de 2013 todas as vagas devem estar implantadas.

Conforme o ministro Aloizio Mercadante, a abertura de novas vagas seguiu critérios específicos, como a disponibilidade de uma rede hospitalar que possa acompanhar a formação do médico, além do chamado índice de leitos do SUS (Sistema Único de Saúde), que deve ser de cinco para cada profissional em formação.

Para apoiar a expansão das vagas serão contratados 1.618 professores e 868 técnicos administrativos.

Nos siga no Google Notícias