ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Mochi defende integração na posse da nova diretoria do Codesul

Daniel Machado | 15/04/2015 23:41
O deputado destacou a integração dos Estados como forma de impulsionar o desenvolvimento e garantir fortalecimento de interesses comuns. (Foto: Wagner Guimarães)
O deputado destacou a integração dos Estados como forma de impulsionar o desenvolvimento e garantir fortalecimento de interesses comuns. (Foto: Wagner Guimarães)

Ao participar da posse da nova diretoria do Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul), o presidente da Assembleia de Mato Grosso do Sul, Junior Mochi (PMDB), destacou a integração dos Estados como forma de impulsionar o desenvolvimento e garantir fortalecimento de interesses comuns.

O evento reuniu os governos dos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul para tratar de pautas como a revisão do pacto federativo, a dívida dos estados, a não-oneração das finanças estaduais, a redução a zero da contribuição de Estados e Municípios para o Pasep, a Lei Kandir e o Fomento das Exportações (FEX).

“A Assembleia apoia este momento que gera integração, buscando resolver problemas em comuns e ainda propor ações que possam possibilitar o desenvolvimento dos nossos Estados. Isso é extremamente positivo. São pautas comuns que você reforça a reivindicação juntando força politica”, explicou. Os parlamentares Rinaldo Modesto (PSDB) e Mara Caseiro (PTdoB) também estiveram presentes na cerimônia.

Junior Mochi ressaltou que neste momento em que Estados e Municípios passam por dificuldades financeiras é fundamental a revisão do pacto federativo. “É inadmissível um país onde você tenha uma concentração excessiva de recursos na mão da União e uma sobrecarga de obrigações nas costas dos Estados e Municípios. Então é preciso que se tenham mudanças no aspecto da distribuição dos recursos arrecadados. Esta é a pauta mais importante”, destacou.

O presidente da Assembleia lembrou que também está dialogando com as demais Casas Legislativas para resolver questões em comum como a convalidação dos incentivos fiscais e o fim da unanimidade do Conselho Nacional de Politica Fazendária (Confaz).

Nesta semana, Junior Mochi recebeu a visita do presidente da Assembleia Legislativa do Mato Grosso, Guilherme Maluf, para estreitar relações entre os Legislativos “Decidimos que as Assembleias devem também propor pautas comuns. Do apoio as ações e outras de interesse comuns, como a reforma politica. Os Legislativos estaduais tem que se colocar também como protagonistas, pois representam a população”, encerrou.

Com informações da Assessoria de Comunicação da ALMS.

Nos siga no Google Notícias