ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 26º

Cidades

MPE de MS lidera, mais uma vez, ranking nacional de transparência

Portal do Ministério Público chegou a ficar em último lugar em 2015

Mayara Bueno | 05/06/2016 17:18
MPE-MS (Foto: Arquivo)
MPE-MS (Foto: Arquivo)

O Portal da Transparência do Ministério Público de Mato Grosso do Sul ficou em primeiro lugar no ranking do CNMP (Conselho Nacional do Ministério Público). A pesquisa, que avalia o quanto a LAI (Lei de Acesso à Informação) é cumprida nos portais, foi divulgada em 1º de junho e levou em consideração o primeiro trimestre de 2016.

O site do MPE do Estado já chegou a ficar em último lugar, em pesquisas publicadas no ano passado. Há um ano, o portal liderou em “quesitos não atendidos”, sendo o menos transparente na questão de execução orçamentária e financeira, o mesmo na parte de licitações, contratos e convênios.

Cinco meses depois, o Ministério Público subiu de pior colocado para o primeiro lugar no “ranking geral” do Portal da Transparência do Conselho Superior, em outubro passado. A avaliação melhorou após o funcionamento do novo portal, em 15 de maio de 2015, quando chegou a atingir 85% das metas e, em outubro, 99,21%, alcançando o primeiro lugar.

De acordo com a pesquisa divulgada semana passada, MS atingiu 98,7% das metas de transparência no portal. Atrás do Estado, está em segundo lugar o site do MPE de Mato Grosso, com 98,0%, e, em seguida, o site do CNMP. São Paulo ficou em último lugar, com 70,79%.

A pesquisa, realizada de 24 de abril a 24 de maio, revelou que o Estado atendeu questões como identidade visual, padrões de navegação, formato dos relatórios, com detalhamento de valores arrecadados mês a mês, detalhamento de despesas, diárias e passagens, dentre outros.

De acordo com o Conselho Nacional do MP, a pesquisa é feita pela Comissão de Controle Administrativo e Financeiro, que verifica, a cada três meses, o desempenho dos órgãos avaliados em relação a cerca de 250 itens. A transparência consiste na obrigação de fornecer dados, independentemente se há ou não solicitação.

Nos siga no Google Notícias