ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

MPF quer análise de todos os contratos de concessão entre ALL e a União

Paulo Fernandes | 09/06/2011 21:22

Representação do MPF (Ministério Público Federal) ao TCU (Tribunal de Contas da União) pede que o órgão adote medidas para assegurar a melhoria do setor ferroviário no país, com foco em um primeiro momento nos contratos da União com a empresa que possui a concessão da maior parte da malha ferroviária brasileira: a ALL (América Latina Logística S/A). Em seguida, os contratos das demais concessionárias deverão ser analisados.

O MPF pede ao TCU faça o exame global de todos os contratos de concessão e arrendamento que envolvam o transporte ferroviário e o grupo ALL e a análise dos financiamentos públicos concedidos à empresa e quantos bens móveis e imóveis arrendados foram devolvidos pela ALL e efetivamente recebidos pela extinta RFFSA (Rede Ferroviária Federal S.A) ou pelo DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte).

Segundo a Procuradoria, a representação acontece em decorrência de inúmeros casos de dilapidação do patrimônio da extinta RFFSA. As concessionárias do serviço público de transporte ferroviário de cargas, diz o MPF, descumprem contratos firmados há mais de dez anos.

Dos 28 mil quilômetros de estradas de ferro entregues pelo Estado à iniciativa privada, 16 mil quilômetros foram abandonados pelas concessionárias. O prejuízo ao erário é estimado em R$ 40 bilhões.

Nos siga no Google Notícias