ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 23º

Cidades

MS é agora terceiro em número de divórcios no País

Redação | 12/11/2010 11:35

Depois de Ancre (2,6%) e do Distrito Federal (também 2,6%), Mato Grosso do Sul é o terceiro no País em números de divórcio. No Estado 83,8% são diretos e 16% indiretos, mostra. Há 10 anoso Estado ocupava o 2º lugar no ranking nacional.

A opção por formalizar as dissoluções a partir do divórcio direto tem se mostrado mais ágil por reduzir os trâmites judiciais, já que o tempo mínimo de separação de fato para dar entrada no processo de divórcio direto é de dois anos, somente um ano a mais para os processos cujos casais passaram pela separação.

Sobre a idade de quem decide acabar com o casamento, a média no Estado para as mulheres é de decisão por volta dos 40 anos e dos homens um pouco mais tarde, aos 44 anos.

O total de casamentos ocorridos e registrados em 2009 caiu 2,3%, em relação a 2008 na população de 15 ou mais anos de idade, causando queda de 0,2 pontos na taxa de nupcialidade (casamentos por mil habitantes nessa faixa etária), a primeira retração desde 2002.

Uma das tendências confirmadas pelo IBGE foi o casamento entre solteiros, perfil que ainda predomina no país. O levantamento do IBGE detalha que entre os casamentos aqui no Estado, 79,6% envolvem solteiros e 3,6% divorciados. A união entre dois divorciados soma 3,6%, entre divorciado com solteiro o índice é de 5,6% e entre divorciado é maior, 8,6%.

No Brasil, contrariando a tendência dos últimos seis anos, o número de casamentos legais entre os brasileiros registrou queda em 2009.

Nos siga no Google Notícias