ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 26º

Cidades

MS terá acesso a banco de dados genéticos usado pelo FBI

Redação | 21/05/2009 17:47

Mato Grosso do Sul está na lista dos Estados que terão acesso a um banco de dados genético chamado Codis (Combined DNA Index System), possibilitado por meio de parceria entre o Brasil e os Estados Unidos. Usado pelo FBI (Federal Bureau of Investigations), o sistema já funciona em 28 países na identificação de criminosos.

Com a parceria, será possível comparar materiais genéticos, como sangue e fios de cabelo, encontrados na cena do crime, com registros feitos em outros estados. O Estado terá acesso a uma rede com informações genéticas dos criminosos.

O secretário de segurança de MS, Wantuir Jacini, assinou o termo de cooperação na Bahia, junto com o secretário nacional de Segurança Pública e o diretor-geral do DPF (Departamento de Polícia Federal), Luiz Fernando Corrêa.

Em Mato Grosso do Sul, o sistema será utilizado pelo Ialf (Instituto de Análises Laboratoriais Forenses) da CGP (Coordenadoria Geral de Perícias), uma das ramificações da Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública).

Para o secretário nacional de Segurança Pública, Ricardo Balestreri, o convênio irá permitir que o País ingresse em uma nova fase de policia científica.

A Senasp (Secretaria Nacional de Segurança Pública) irá coordenar a implantação do sistema nos estados. A parceria com o FBI ficará a cargo da Polícia Federal.

Representante - MS foi escolhido para representar a região Centro-Oeste no Conselho Normativo do Codis, que será responsável pela implementação de todas as ações de caráter técnico e normativo do sistema.

Nos siga no Google Notícias