ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Mudança do ano letivo pode afetar pagamento para 9,5 mil convocados

Aline dos Santos | 28/01/2015 13:00
Segundo presidente da Fetems, foco é  negociação salarial. (Foto: Marcelo Calazans)
Segundo presidente da Fetems, foco é negociação salarial. (Foto: Marcelo Calazans)

A mudança do início do ano letivo para depois do Carnaval afeta 9.500 professores convocados, que poderão receber salário somente a partir de abril.

“O não início do ano letivo na data marcada tem vantagens e prejuízos, aliás tem mais prejuízos do que vantagens. O problema é que para os governos, [o adiamento] é economia, mas para o professor, se não começar o ano letivo no dia 4, só vai receber o salário em abril”, afirma o presidente da ACP (Sindicato Campo-grandense dos Profissionais da Educação Pública), Geraldo Alves Gonçalves. Os contratados recebem somente quando passam a trabalhar.

O começo das aulas na rede estadual de ensino está marcado para dia 4 de fevereiro em Campo Grande e no dia 9 no interior. Caso sofra alteração, o ano letivo fica para o dia 19. Na Capital, são 7.500 professores convocados que trabalham nas 83 escolas do governo. Segundo ele, a folha de março já terá sido fechada se o retorno das férias escolares ficar para o dia 19.

Conforme o presidente da Fetems (Federação dos Trabalhadores em Educação), Roberto Magno Botareli Cesar, são 9.500 convocados e 8.600 professores efetivos em Mato Grosso do Sul. A federação não discute o início das aulas, pois o foco é o reajuste salarial, que será discutido em assembleia na próxima terça-feira.

Presidente da ACP afirma que convocados podem receber pagamento só em abril. (Foto: Marcelo Calazans)
Presidente da ACP afirma que convocados podem receber pagamento só em abril. (Foto: Marcelo Calazans)

“Se começar dia 4, 9 ou 19 é indiferente, desde que a questão salarial seja resolvida”, afirma. De acordo com o presidente da Fetems, o calendário escolar é prerrogativa do governo.

“Nós defendemos o concurso público para que o contratado faça concurso e se torne efetivo. A gente sabe que ele é explorado, não tem direito as férias, tem interrupção de contrato no meio do ano, não recebe 15 dias de dezembro, não recebe janeiro. Infelizmente, os governos ainda usam o artifício do contratado naquela metodologia de querer economizar”, salienta.

Nos siga no Google Notícias