ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, TERÇA  19    CAMPO GRANDE 26º

Cidades

Mutirão de cirurgia plástica atenderá seis vítimas do câncer de mama em MS

Christiane Reis | 24/10/2016 17:58

O Centro Cirúrgico do Hospital de Câncer Alfredo Abrão, em Campo Grande, vai sediar um mutirão de reconstruções mamárias, realizado pela SBCP (Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica). A iniciativa será nesta sexta-feira (28), a partir das 7 horas, e vai beneficiar seis pacientes.

As mulheres que serão submetidas às cirurgias já foram selecionadas e passaram por triagem. Os procedimentos serão gratuitos e elas receberão próteses de silicone, que foram doadas pela empresa Eurosilicone. A ação ocorre simultaneamente em todo o País.

Um coffee break será realizado entre às 7h e 8h, no saguão do hospital, com a presença de integrantes da equipe médica, membros da SPBC e da diretoria do Alfredo Abrão, abrindo as atividades e informando ao público sobre a ação e sobre a importância do diagnóstico e prevenção ao câncer de mama.

Mutirão - O 2º Mutirão Nacional de Reconstrução Mamária, coordenado pela SBCP, ocorre de 24 a 29 de outubro, com a participação de mais de 800 profissionais da área. Cerca de 840 mulheres que passaram por mastectomia – remoção de uma ou ambas as mamas – serão atendidas gratuitamente por cirurgiões plásticos para o procedimento de reconstrução mamária.

As pacientes que vão participar do mutirão já foram selecionadas e realizaram previamente todos os exames necessários para a cirurgia. A previsão é que pelo menos 842 procedimentos sejam realizados em 98 hospitais do País. Ao todo, 18 unidades da federação que contam com uma regional da entidade participam da ação.

Em entrevista à Agência Brasil, o presidente da SBCP, Luciano Chaves, destacou que a reconstrução da mama é parte integrante da proposta de tratamento para o câncer de mama implementada atualmente no Brasil, que envolve o diagnóstico, a cirurgia para retirada de parte da mama ou de toda a mama, a quimioterapia e a radioterapia e, por fim, a plástica reconstrutora.

"A reconstrução mamária é um direito garantido em lei", reforçou. "O mutirão devolve à essas pacientes a autoestima. Estudos mostram que as mulheres reconstruídas têm menor chance de reincidir no câncer porque essas doenças estão relacionadas à produção de endorfina e ao equilíbrio emocional. Mulheres mastectomizadas são mais deprimidas, mutiladas, tristes. Mulheres reconstruídas retomam seu relacionamento afetivo, encontram um ponto de equilíbrio psicoafetivo e uma melhora do humor e do estado depressivo", concluiu.

Nos siga no Google Notícias