ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Nenhum município cumpre Lei da Transparência em MS, aponta CGU

Lidiane Kober | 07/02/2014 17:30
Promotores traçaram estratégias para mudar o cenário de transparência dos municípios (Foto: Divulgação/MPE)
Promotores traçaram estratégias para mudar o cenário de transparência dos municípios (Foto: Divulgação/MPE)

Após radiografia dos programas de transparências executados pelas 79 prefeituras de Mato Grosso do Sul, a CGU (Controladoria-Geral da União) concluiu que nenhum município cumpre em sua totalidade a Lei de Acesso à Informação e da Transparência. Todos, inclusive ficaram abaixo da média estipulada pelo órgão.

“De acordo com a sistemática adotada, a pontuação máxima era de 50 pontos. Após o término da pesquisa e consolidação dos dados, constatou-se que todos os municípios ficaram abaixo da média, que equivale a 25 pontos”, revelaram representantes da CGU, nesta sexta-feira (7), em reunião na Procuradoria-Geral de Justiça do Estado.

A situação não é novidade para a CGU, tanto que em dezembro nota técnica foi divulgada, alertando para o problema. No documento, o órgão classificou a situação no Estado como “nada boa com relação à transparência da gestão e gastos com o dinheiro público”.

O documento foi colocado em discussão, nesta sexta-feira, com os membros do Ministério Público Estadual, que atuam na área do Patrimônio Público e com os representantes do MPF (Ministério Público Federal) e da CGU/MS. “O objetivo é traçar estratégias de atuação para mudar o cenário de transparência dos municípios”, disse a Promotora de Justiça Cristiane Mourão Leal Santos.

Neste sentido, até agora, 40 das 79 prefeituras de Mato Grosso do Sul aderiram ao Programa Brasil Transparente da CGU. O projeto vai orientar prefeituras e dar suporte técnico para fomentar a criação e implementação dos Portais de Transparência e de Serviços de Informação ao Cidadão, em atendimento à Lei de Transparência e de Acesso à Informação.

A implantação do programa será possível por meio do software denominado e-Sic, a ser oferecido gratuitamente, por meio de termo de adesão, pela CGU aos municípios de modo a disponibilizar o acesso de informações de interesse público. O sistema será a ferramenta desenvolvida, disponível na internet, que permitirá a qualquer cidadão, de forma fácil e ágil, solicitar informações aos órgãos públicos.

Procurador de Justiça, Antônio Siufi Neto, coordenador do Centro de Apoio das Promotorias de Justiça do Patrimônio Público e Social de Mato Grosso do Sul, frisou que a cobrança por mais transparência tem crescido em ritmo acelerado nos últimos anos. “A transparência e o acesso à informação estão previstos como direito fundamental do cidadão e dever do Estado, conforme previsão constitucional”, afirmou o procurador.

Ainda de acordo com Neto, o MPE entende que “o cidadão bem informado tem melhores condições de conhecer e acessar outros direitos essenciais, como saúde educação e demais benefícios sociais”. “A informação guardada e gerenciada pelo Estado em nome da sociedade é um bem público. O acesso a esses arquivos é a base para a consolidação da democracia, ao fortalecer a capacidade dos indivíduos de participar de modo efetivo da tomada de decisões que o afetam no seu dia-a-dia”, completou.

Nos siga no Google Notícias