ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 29º

Cidades

Oficina gratuita irá ensinar mulheres a gerenciar a água

Redação | 23/11/2009 17:10

Oficina gratuita que será realizada nesta quarta-feira (25) na Setas (Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social) irá reforçar o papel das mulheres no gerenciamento diário dos recursos hídricos. O trabalho faz parte do XVIII Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos, realizado de 22 a 26 de novembro no Palácio Popular da Cultura, em Campo Grande.

"Como uma pessoa deve se comportar com a água no dia-a-dia" é uma das questões que deverá ser respondida durante a oficina, onde serão ensinadas também maneiras práticas e eficazes de se utilizar bem esse recurso, visando tanto o bem-estar das pessoas quanto sua preservação.

Na ocasião, serão distribuídas ainda cartilhas que explicam em linguagem simples, que pode ser compreendida também por crianças, como se pode aplicar o conhecimento técnico de gerenciamento dos recursos hídricos no dia-a-dia.

Especialista em políticas públicas, a advogada Ninon Machado, que veio do Rio de Janeiro para o evento, ressalta que a mulher é considerada peça-chave para a aplicação dessas práticas de consumo consciente da água. "A mulher tem um papel decisivo na economia diária de água", afirma.

Economizar água nos trabalhos domésticos, por exemplo, é uma das maneiras da mulher contribuir para o bom gerenciamento dos recursos hídricos, explica a especialista.

Representante da Associação Brasileira dos Recursos Hídricos no Estado, Symara Broch afirma que tudo o que vem sendo discutido no simpósio é remetido à sociedade.

Ela afirma que todas as pesquisas e a tecnologia que há no local são feitas para embasar as decisões para melhorar a qualidade de vida da população.

Contudo, apesar do trabalho dos pesquisadores na tentativa de criar mecanismos para melhor uso da água, assim como o esforço para criar cenários futuros que possam ajudar na tomada de decisões, Broch lembra que cabe à própria sociedade cobrar dos governantes que esse conhecimento seja traduzido na prática.

Para ela, é necessário que as pessoas compreendam seu papel de gerenciadores de água, para que seja possível equilibrar seu uso e garantir que esse recurso esteja disponível em longo prazo.

"Gerenciar é procurar o equilíbrio entre o que tem e o que precisa, para que tenhamos água hoje e sempre", pontua. Broch ressalta que a água é um bem público, por isso seu gerenciamento deve ser responsabilidade de todas as pessoas.

Simpósio - O XVIII Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos é realizado de 22 a 26 de novembro no Palácio Popular da Cultura, em Campo Grande. A programação do evento conta com palestras, mesa-redonda, exposição de painéis, oficinas e discussões técnicas.

A sede da programação é no Palácio Popular da Cultura. No local foram montados 42 estandes, com a presença do Governo de MS e do Ceará, de universidades e empresas privadas.

Nesta tarde, foi realizada no auditório do Palácio Popular mesa-redonda com o tema Sustentabilidade da Amazônia, com a presença da ex-ministra do meio ambiente Marina Silva.

Há ainda trabalhos sendo realizados pelo simpósio em diversos outros pontos da cidade. Workshop sobre água transfronteiriças, com a presença de diversos pesquisadores estrangeiros, teve início nesta tarde e segue até amanhã (24), no Novotel.

Nos dias 25 e 26, haverá evento gratuito e aberto para a comunidade no auditório do Imasul, na Capital, das 9h às 18h, onde será discutido o tema Diálogo e Economia, voltado para pecuaristas e usuários da água, como empresas privadas.

Participam dos trabalhos pesquisadores e estudantes de diversas regiões do Brasil e de países do exterior, como a China, França, Madri, Espanha, Portugal e México.

Nos siga no Google Notícias