ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, SEXTA  10    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Operadoras contestam no STF lei de MS que veta limite para crédito de celular

Elverson Cardozo | 03/02/2012 00:31

A Acel (Associação das Operadoras de Celulares) contestou junto ao STF (Supremo Tribunal Federal) a lei de autoria do deputado estadual Paulo Duarte (PT), que determina o fim do prazo de validade para créditos ativados em telefones celulares pré-pagos. A associação afirma que a lei é inconstitucional e alega que a competência para legislar sobre serviços de telecomunicações é privativa da União.

Segundo a Acel, o sistema nacional de telecomunicações deve seguir uma decisão jurídica em todo o país. A lei de Mato Grosso do Sul, nos argumentos da associação, além de inconstitucional, caracteriza desigualdade entre os usuários do serviço.

Além disso, compromete o sistema econômico-financeiro elaborado pela modalidade do serviço, que visa atender a população mais carente.

As operadoras representadas pela Acel sustentam que a definição do que seriam serviços de telecomunicações consta no Código Brasileiro de Telecomunicações, na Constituição Federal e na lei geral das telecomunicações, afirmando que o serviço de telefonia móvel se enquadra nela.

A ação pede a suspensão integral da lei até que a ADI (Ação Direta de Inconstitucionalidade) seja julgada.

Nos siga no Google Notícias